terça-feira, 15 de dezembro de 2020

QUÍMICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Olá alunos e responsáveis. Espero que estejam bem.

Esta é a última semana do ano letivo, e apesar dos nossos esforços,  alguns alunos ainda estão em situação delicada. A atividade abaixo é a RECUPERAÇÃO ANUAL – SERVE PARA TER NOTA EM TODOS OS BIMESTRES na minha disciplina. São bem fáceis: poucos exercícios, todos (ou a maioria) de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta, ou responder no próprio arquivo se achar mais fácil.  Estou à disposição para tirar dúvidas (me chame no whats: 14 9191 9861). Os alunos da lista abaixo são os que precisam fazer:

 

3º E

Adriele Stefany

Gabriel Carvalho

Gleice Mayara

Jennifer de Souza

Kailaine Vitória

Luis Otávio

Mariana Campos

Mariana Regina

Naiara Grassi

Vitória Rodrigues

 

Guilherme Henrique

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ANUAL DE QUÍMICA

3º ANO E – PROF. JEAN

 

 

 

ATENÇÃO: exercícios modificados, pesquisar e ler com calma o enunciado e as alternativas indicadas.

 

1.   Normalmente, o ar próximo ao solo é mais quente e menos denso que o ar das camadas superiores. A diferença de densidade faz surgirem duas correntes de ar em sentidos opostos, uma de ar quente que sobe. Geralmente, durante o inverno, ocorre o aquecimento de camadas superiores, interrompendo o fluxo de ar. Consequentemente, o ar poluído estaciona, e as substâncias tóxicas se acumulam no ambiente.

O texto descreve o fenômeno chamado:

A)   destruição da camada de ozônio.

B)   efeito estufa.

C)   inversão térmica.

D)   chuva ácida.

E)   eutrofização

 

2.   A elevação da taxa de gás carbônico e outro gases na atmosfera, acarretando o aumento da temperatura da Terra, é chamada de:

A)   maré vermelha.

B)   efeito estufa.

C)   ecótono.

D)   ecobiose.

E)   fotossíntese.

 

3.   As mudanças climáticas são um dos principais problemas ambientais do mundo que tem afetado grande parte da população de pessoas, de animais e de plantas.

Esse problema traz diversas consequências negativas para o meio ambiente, da qual se destaca:

A)   aumento da temperatura do globo terrestre.

B)   diminuição dos níveis dos oceanos.

C)   aumento da urbanização.

D)   crescimento da industrialização.

E)   diminuição dos gases de efeito estufa.

 

4.   Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I.             As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II.            As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III.          As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):

A)   I, apenas.

B)   III, apenas.

C)   I e II, apenas.

D)   II e III, apenas.

E)   I e III, apenas

 

5.   No ar das grandes cidades, são encontrados hidrocarbonetos e aldeídos como poluentes. Estes provêm da utilização, pelos meios de transporte, respectivamente, de:

A)   metanol e etanol.

B)   metanol e gasolina.

C)   etanol e óleo diesel.

D)   gasolina e etanol.

E)   gasolina e óleo diesel.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

Olá alunos e responsáveis. Espero todos estejam bem. Estamos na reta final deste difícil ano, o Conselho de Classe é no dia 23 (uma segunda) e, se ficou complicado fazer as atividades passadas, estou enviando uma proposta de recuperação deste 4º bimestre. É bem fácil: 5 exercícios, todos de alternativas. Não precisa copiar nada, só colocar o número da pergunta e a letra da resposta. Estou à disposição para tirar dúvidas por qualquer um dos canais descritos abaixo.

 

IMPORTANTE: QUALQUER NOTA E FALTAS, DE QUALQUER BIMESTRE PODEM SER ALTERADAS PELOS PROFESSORES: O SISTEMA ESTÁ ABERTO. O ANO LETIVO AINDA NÃO ACABOU, DÁ TEMPO DE RECUPERAR E REVERTER SE VOCÊ ESTÁ EM UMA SITUAÇÃO DELICADA. PROCURE O PROFESSOR DE SUA DISCIPLINA, ESTAMOS SENDO BEM FLEXÍVEIS NAS PROPOSTAS DE RECUPERAÇÃO.

 

NÃO DESISTAM: O ANO ESTÁ SENDO ANO DESAFIADOR, MAS NADA É PERDIDO. A GENTE SEMPRE APRENDE ALGUMA COISA.

 

 

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE QUÍMICA

3º ANO E – 4º BIMESTRE – PROF. JEAN

 

 

 

ATENÇÃO: exercícios modificados, pesquisar e ler com calma o enunciado e as alternativas indicadas.

 

1.   Normalmente, o ar próximo ao solo é mais quente e menos denso que o ar das camadas superiores. A diferença de densidade faz surgirem duas correntes de ar em sentidos opostos, uma de ar quente que sobe. Geralmente, durante o inverno, ocorre o aquecimento de camadas superiores, interrompendo o fluxo de ar. Consequentemente, o ar poluído estaciona, e as substâncias tóxicas se acumulam no ambiente.

O texto descreve o fenômeno chamado:

A)   destruição da camada de ozônio.

B)   efeito estufa.

C)   inversão térmica.

D)   chuva ácida.

E)   eutrofização

 

2.   A elevação da taxa de gás carbônico e outro gases na atmosfera, acarretando o aumento da temperatura da Terra, é chamada de:

A)   maré vermelha.

B)   efeito estufa.

C)   ecótono.

D)   ecobiose.

E)   fotossíntese.

 

3.   As mudanças climáticas são um dos principais problemas ambientais do mundo que tem afetado grande parte da população de pessoas, de animais e de plantas.

Esse problema traz diversas consequências negativas para o meio ambiente, da qual se destaca:

A)   aumento da temperatura do globo terrestre.

B)   diminuição dos níveis dos oceanos.

C)   aumento da urbanização.

D)   crescimento da industrialização.

E)   diminuição dos gases de efeito estufa.

 

4.   Um dos problemas ambientais decorrentes da industrialização é a poluição atmosférica. Chaminés altas lançam ao ar, entre outros materiais, o dióxido de enxofre (SO2) que pode ser transportado por muitos quilômetros em poucos dias. Dessa forma, podem ocorrer precipitações ácidas em regiões distantes, causando vários danos ao meio ambiente (chuva ácida).

Com relação aos efeitos sobre o ecossistema, pode-se afirmar que:

I.             As chuvas ácidas poderiam causar a diminuição do pH da água de um lago, o que acarretaria a morte de algumas espécies, rompendo a cadeia alimentar.

II.            As chuvas ácidas poderiam provocar acidificação do solo, o que prejudicaria o crescimento de certos vegetais.

III.          As chuvas ácidas causam danos se apresentarem valor de pH maior que o da água destilada.

Dessas afirmativas está(ão) correta(s):

A)   I, apenas.

B)   III, apenas.

C)   I e II, apenas.

D)   II e III, apenas.

E)   I e III, apenas

 

5.   No ar das grandes cidades, são encontrados hidrocarbonetos e aldeídos como poluentes. Estes provêm da utilização, pelos meios de transporte, respectivamente, de:

A)   metanol e etanol.

B)   metanol e gasolina.

C)   etanol e óleo diesel.

D)   gasolina e etanol.

E)   gasolina e óleo diesel.

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 44 e 45 (reproduzidas abaixo)

DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INTRODUÇÃO DE MATERIAIS NA ATMOSFERA, POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E PERTURBAÇÕES NA BIOSFERA

ATIVIDADE 3 - Perturbações na Biosfera

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

 

 

Olá alunos. Espero que estejam bem. A atividade desta semana trata-se de um tema importante para um país como o brasil, onde a agricultura é um importante setor para a economia brasileira. Para adquirir essa relevância, usa-se várias técnicas e substâncias para aumentar a produtividade, uma delas são os agrotóxicos. Porém, faz-se necessário levar em consideração os efeitos nocivos do uso indiscriminado dessas substâncias. Há 5 exercícios para explorar essa temática, não é necessário fazer todos: escolher 4 deles e responder. Deixei um link como fonte de pesquisa, mas há muitas outras disponíveis pela Internet. Boa semana a todos.



 

O DDT é um tipo de pesticida muito utilizado para matar larvas de insetos que atacam as lavouras, porém seu lançamento aéreo pode dissipar partículas para outros locais, contaminando todo o ecossistema. Nesse contexto, analise a figura e a tabela 3.2 e responda 4 dos 5 exercícios propostos.

1.   O que acontece se bebermos água contaminada com DDT?

 

2.   Explique como se dá a bioacumulação do DDT na água, nas plantas aquáticas, nos peixes herbívoros e carnívoros e nos mergulhões?

 

3.   Sabe-se que a população de mergulhões diminuiu 97% em 10 anos, elabore uma hipótese que justifique esse fato.

 

4.   Pesquise qual é a legislação que regulamenta o uso do DDT.

 

5.   Pesquise e escreva a fórmula estrutural do DDT (diclorodifeniltricloroetano).

 

Fonte sugerida:

https://www.vestibulandoweb.com.br/educacao/biologia/resumo-bioacumulacao/

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINAS 40 e 41 (reproduzidas abaixo)

DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INTRODUÇÃO DE MATERIAIS NA ATMOSFERA, POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E PERTURBAÇÕES NA BIOSFERA

ATIVIDADE 2 - Poluição das águas

 

ATENÇÃO: O CADERNO DO ALUNO DO 4º BIMESTRE ESTÁ A DISPOSIÇÃO PARA SER RETIRADO NA ESCOLA. O CONTEÚDO DO CADERNO DO ALUNO É O MESMO POSTADO AQUI. TAMBÉM PODE SER ACESSADO ATRAVES DO LINK: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/materiais-de-apoio/

 

 

Olá alunos. Espero que estejam bem. Nesta semana veremos novamente um tema abordado diversas vezes durante sua vida escolar: a poluição das águas. Os exercícios são uma espécie de revisão do que já foi visto, por isso, não deve apresentar grandes dificuldades. Há uma vasta fonte de informação sobre o tema na Internet, sintam-se à vontade para escolher a que julgar mais conveniente. Boa semana a todos.

 

A água é a composição química mais importante para a sobrevivência. Somos em parte compostos de água e necessitamos dela para diferentes atividades, no lazer, nas atividades domésticas, nas intervenções agrícolas, na piscicultura, nas indústrias etc. Apesar de sua importância, muitas atividades humanas têm gerado rejeitos impróprios, tornando-a poluída.

 

Nesse contexto, responda os exercícios abaixo:

 

1.   Para onde vai a água que utilizamos?

 

2.   O que é esgoto?

 

3.   O que é água reutilizável?

 

4.   Toda água pode ser tratada a ponto de ser potável? Quais são as etapas de tratamento?

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INTRODUÇÃO DE MATERIAIS NA ATMOSFERA, POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E PERTURBAÇÕES NA BIOSFERA

TIPOS DE POLUIÇÃO

 

Olá alunos. Nesta semana o objetivo é sistematizar alguns conhecimentos sobre a poluição em suas várias formas. A tabela apresentada busca desenvolver a habilidade de buscar, selecionar e organizar informações em fontes diversas sobre problemas de poluição. As fontes indicadas são suficientes para completar a tabela adequadamente, mas sintam-se à vontade para pesquisar em outras fontes. Boa semana a todos.

 

1.   Copie a tabela a seguir em seu caderno e, usando as fontes indicadas ou outras que julgar mais adequadas, preencha com as informações solicitadas.

Tipos de
 poluição

Principais características

Tipos de poluentes

Atmosférica

envolve a poluição do ar em geral,
causada principalmente pela emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos.

gases tóxicos e
material particulado

Águas

 

 

Solo

 

 

Sonora

 

 

Visual

 

 

 

Fontes indicadas para consulta:

https://www.biologianet.com/ecologia/poluicao.htm

https://www.youtube.com/watch?v=szR2M5QYPXk (duração: 3:38)

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tipos-poluicao.htm

 

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INTRODUÇÃO DE MATERIAIS NA ATMOSFERA, POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E PERTURBAÇÕES NA BIOSFERA

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

 

Olá alunos. Nesta semana iremos fazer uma pesquisa sobre alguns ciclos biogeoquímicos que permitem a vida em nosso planeta. Esta atividade é relevante para a compreensão de cada ciclo, suas características e as alterações sofridas pelos ciclos pela inclusão de substâncias poluentes que causam sérios impactos ambientais. Fiz a primeira linha da tabela para dar uma ideia de como completa-la adequadamente e disponibilizei alguns links como fonte. Boa semana a todos.

 

 

 

CICLO
BIOGEOQUÍMICO

DESCREVA O CICLO

SUBSTÂNCIAS
ENVOLVIDAS

IMPORTÂNCIA

CONSEQUÊNCIAS DE
ALTERAÇÕES DO CICLO

Oxigênio

****

Gás oxigênio
Gás carbônico
Água
Ozônio

Essencial para a respiração
celular; Forma a camada de
 ozônio; essencial para a
combustão e para a decomposição.

O ciclo do oxigênio é afetado
 constantemente pelo homem:
queima de combustíveis fósseis
e o desmatamento.

Nitrogênio

 

 

 

 

Carbono

 

 

 

 

 

**** O ciclo do oxigênio apresenta diversas etapas importantes, como fotossíntese, respiração celular, decomposição, combustão e formação da camada de ozônio. Na fotossíntese, temos a formação do oxigênio, que será liberado na atmosfera. O oxigênio liberado pelos organismos fotossintetizantes será utilizado em diferentes processos. Um desses processos é a respiração celular, realizada por grande parte dos organismos vivos. Nesse processo, utiliza-se oxigênio na produção de energia e libera-se gás carbônico. Além do gás carbônico, são liberadas moléculas de água, que possuem oxigênio na composição. O oxigênio produzido pelos organismos fotossintetizantes é utilizado também nos processos de decomposição e de combustão. Ao final desses processos, são liberados gás carbônico e água. O oxigênio participa ainda da formação da camada de ozônio.

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 41 (reproduzida abaixo)

ATIVIDADE 2 – RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA

EXERCÍCIO 2.H - ISÔMEROS

 

Prezados alunos. Nesta semana a atividade consiste em reconhecer a importância de aprofundarmos os conhecimentos sobre as substâncias que usamos, inclusive a nível molecular. Para isso, lembramos o caso do medicamento talidomida, cuja diferenças mínimas no arranjo estrutural (que chamamos de isômeros aqui) podem causar efeitos inesperados. Há dois exercícios e as fontes indicadas são suficientes para respondê-los adequadamente. Boa semana a todos.

 

1.   Pesquise sobre a história da talidomida. Faça o resumo das principais ideias e responda as questões a seguir:

 

Fontes sugeridas:

https://www.youtube.com/watch?v=2oLfAiBEIhY  (duração: 6:13)

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/talidomida.htm

 

A)   O que são isômeros?

 

B)   Qual a importância de conhecê-los?

 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 40 (adaptada)

ATIVIDADE 2 – RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA:

 

Olá alunos. Esta semana continuamos o tema “funções orgânicas” vendo outras além das 3 abordadas semana passada. Há inúmeras funções orgânica, essas (além das 3 da aula anterior) são as mais comuns e de conhecimento necessário aos alunos que pretendem continuar os estudos. Há inúmeros sites sobre o assunto, portanto não terão dificuldades para encontrar as informações necessárias. Na tabela, preenchi uma das linhas para servir como exemplo. Boa semana a todos.

 

1.   Complete a tabela abaixo:




 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 

 

 

 

                                                                     ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 40 (adaptada)

ATIVIDADE 2 – RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA:

 

Prezados alunos, nesta semana, iremos abordar um tema muito importante em Química: as funções orgânicas. Esta é a primeira parte sobre o assunto, os 3 primeiros exercícios são introdutórios, para esclarecer aspectos básicos. No quarto começamos a estudá-las de fato. Há várias funções orgânicas, veremos só as principais. Na tabela, preenchi uma das linhas para servir como exemplo. Boa semana a todos.

 

1.   Qual a importância, para a química orgânica, em dividir as substâncias em funções orgânicas?

 

2.   O que são grupos funcionais? Dê 3 exemplos.

 

3.   Quais as principais funções orgânicas que existem?

 

4.   Complete a tabela abaixo:



 

 

Enviar atividade através de um dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

WHATSAPP: 14 9191 9861

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 39 e 40 (adaptadas)

ATIVIDADE 2 – RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA: ATIVIDADE 2.E - OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDIOS, AS VITAMINAS E AS PROTEÍNAS.

 

Olá alunos. Nesta semana, iremos abordar uma substância vital para a sobrevivência humana: a vitamina C. Conhecer essa substância nos permitiu ser capazes de produzi-la em laboratório, sem a dependência direta das fontes naturais desse nutriente. Trata-se de uma atividade de leitura e análise de texto, portanto, acredito que não terão dificuldades em responder o que se pede na tabela

 

Realizar a leitura do texto “A Importância da Vitamina C na Sociedade Através dos Tempos”. Disponível em:

http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a02.pdf

 

Atente para os aspectos abaixo e preencha a tabela.




 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2 ou a6fh2m3

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 39 e 40 (adaptadas)

ATIVIDADE 2 – RECURSOS VEGETAIS E ANIMAIS PARA A SOBREVIVÊNCIA HUMANA: OS CARBOIDRATOS, OS LIPÍDIOS, AS VITAMINAS E AS PROTEÍNAS.

 

Prezados alunos, nesta semana o objetivo é estudar melhor os alimentos, um assunto bastante discutido nas aulas do Ensino Fundamental, agora sob o enfoque químico dessas importantes substâncias. Os exercícios 1 a 3 servem para relembrar alguns pontos principais sobre os alimentos e sua importância. O exercício 4 foi adaptado do exercício 2.C do Caderno do Aluno, para facilitar eu organizei na forma de uma tabela e completei metade dela para servir como exemplo. Essa atividade pode ser feita em duplas ou trios. Boa semana a todos.

 

1.   O que é uma alimentação saudável?

 

2.   Quais alimentos são essenciais para a vida humana?

 

3.   O salgadinho de milho traz algum benefício à saúde?

 

4.   Complete a tabela abaixo:

 



 

 

*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

 

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:

E-MAIL 1(GMAIL):  jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br

GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

 

ATENÇÃO:

As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.

·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=jU4rgjiPIEg

·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=0io1SLlgIMw

·         Será necessário digitar o código da turma:

3ª SÉRIE E: p2x3df2

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 39 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1 – COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL
EXERCÍCIO I.N – A BIOMASSA

Prezados alunos. Nesta semana, para compensar a última atividade (que apresentava uma certa dificuldade), foi proposta uma que não apresenta grandes desafios. Depois de assistir os vídeos indicados, responder 3 exercícios sobre uma importante fonte energética: a biomassa.

Assista aos vídeos indicados abaixo ou use outras fontes para consulta. Realize o resumo das principais ideias, de acordo com as questões contidas no quadro. Socialize com seus colegas.

Fontes indicadas:

1.    O que é biomassa?

2.    Como é produzida?

3.    Como é classificada?



*NOVIDADE: mande suas dúvidas e atividades também pelo WhatsApp. O número é: 99191 9861

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: p2x3df2





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 38 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1 – COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL
EXERCÍCIO I.J - Estrutura dos hidrocarbonetos

Prezados alunos, nesta atividade, é necessário assistir a vídeo-aula indicada para se ter uma melhor compreensão da atividade. Pede-se que completem uma tabela com algumas características básicas de hidrocarbonetos. A vídeo-aula explica o necessário, e, para facilitar, fiz duas linhas da tabela como exemplo.


Após assistir a vídeo-aula indicada, observe com atenção os exemplos feitos e preencha a tabela abaixo, com referência na quantidade de carbonos.

https://www.youtube.com/watch?v=fBkWg1DdYRA (aula do CMSP do dia 31/08)




Fonte sugerida:




*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: p2x3df2


  PARA A SEMANA DO DIA 31/08 ATÉ  04/09




CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 37 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1 – COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL
1.J - Nomenclatura dos hidrocarbonetos

Prezados alunos, na atividade desta semana reproduzo uma tabela presente no Caderno do Aluno. Ela se refere ao nome de algumas das milhares (literalmente) de algumas substâncias que podem ser obtidas através do petróleo. São necessária algumas regras para nomear essas substâncias – com a finalidade de facilitar os estudos e organizá-las adequadamente – e o objetivo dessa pesquisa é notar alguns padrões na nomenclatura. Parece difícil, mas, no entanto, é o contrário. Para facilitar, fiz as 3 primeiras linhas da tabela como exemplo e coloquei uma fonte para consulta, sintam-se à vontade para pesquisar em outros sites. E sim, todas essas substâncias existem.


Fonte sugerida:




*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: p2x3df2






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 36 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1 – COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL

Prezados alunos, na atividade desta semana não apresenta grandes dificuldades. No exercício 1, um vídeo curto contém as informações necessárias. O exercício 2 tem o objetivo de verificar se o aluno reconhece um padrão entre a composição molecular de alguns derivados do petróleo com seu comportamento ao serem aquecidos. Para o terceiro, os vídeos indicados são suficientes para responder os 4 itens destacados. Essa atividade pode ser feita em grupos de até 4 alunos, mas todos devem ter em seu caderno todas as respostas.

1.   Assista o vídeo indicado logo abaixo da tabela ou use outras fontes de pesquisa para preencher a tabela com as informações solicitadas.

Fonte sugerida:

2.   Com auxílio da tabela anterior, qual relação você percebe entre a quantidade de carbonos e a temperatura de ebulição?

3.   Assista aos vídeos 1 e 2. Realize o resumo das principais ideias, de acordo com os itens destacados abaixo:
Vídeo 1: “O caminho do Gás Natural”.
Vídeo 2: “Energia – De onde vem o gás natural”.
·         Onde é encontrado?
·         Como é extraído?
·         Como é realizado seu transporte?
·         Qual a temperatura, em °C, em que o gás natural se torna líquido?


*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: p2x3df2






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 35 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1 – COMPOSIÇÃO, PROCESSAMENTO E USOS DO PETRÓLEO, DO GÁS NATURAL E DO CARVÃO MINERAL

Prezados alunos, na atividade desta semana pede-se uma pesquisa em grupo sobre o petróleo. Há um imenso material sobre o tema pela Internet dada à sua importância para o mundo atual. Evitem usar sites de respostas diretas conhecidos pela rede. Os grupos podem ser de até 3 alunos, dividam as tarefas e reúnam as respostas nos cadernos. Não é necessário o Caderno do aluno para fazer essa atividade: o conteúdo está reproduzido nesta postagem.

Em grupos, pesquisem em sites confiáveis as respostas dos exercícios abaixo:

1.   O que é o petróleo? De onde ele vem?

2.   Como o petróleo é extraído?

3.   Quais são os principais derivados do petróleo?

4.   Podemos usar petróleo como combustível no carro?

5.   Existem outras fontes de combustíveis?

6.   Qual o tratamento dado ao petróleo após sua extração?



*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: p2x3df2








 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 45 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
EXERCÍCIO 2.I – USOS DA ÁGUA DO MAR

A atividade semanal consiste em realizar uma pesquisa sobre como muitos produtos são obtidos a partir da água do mar. O sal é o produto utilizado há mais tempo, mas conhecimentos químicos permitiram um aproveitamento muito maior. Ela pode ser feita em grupos de até 4 alunos. Procurar responder de forma objetiva aos itens solicitados.

Em grupo, realizem uma pesquisa sobre escala industrial, considerando a obtenção de:
·         Produtos a partir da água do mar;
·         Gás cloro e sódio metálico por eletrólise ígnea;
·         Hidróxido de sódio e gás cloro por eletrólise da salmoura;
·         Carbonato de sódio.


*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

PLANTÃO DE DÚVIDAS ON-LINE: quinta e sexta das 19 às 23 horas através dos canais abaixo:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3











                                    

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

PREZADOS ALUNOS, ESTA É A SEMANA FINAL DO SEGUNDO BIMESTRE, ATENDENDO A PEDIDOS, É DEDICADA À RECUPERAÇÃO E REAVALIAÇÃO DE CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE ESTE PERÍODO NÃO PRESENCIAL.

ESTAREI DISPONÍVEL DE FORMA ONLINE DURANTE ESTA SEMANA ( 28 A 31 DE JULHO ) NO PERÍODO DAS 19 ÀS 23 HORAS PARA TIRAR DÚVIDAS E PRESTAR ESCLARECIMENTOS DE FORMA IMEDIATA ATRAVÉS DOS CANAIS ABAIXO:
E-MAIL 2: (MICROSOFT):   jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br
GOOGLE CLASSROOM: (seguir orientações no final)


RESUMO DAS ATIVIDADES PASSADAS ATÉ AGORA (ver detalhes e orientações nas postagens semanais ou comparecer no atendimento online)

1º BIMESTRE
ATIVIDADE 1 (27 de abril a 1 de maio):
Responder 3 exercícios:
1.   Assista o vídeo indicado no link a seguir para responder os exercícios.
2.   Assista o vídeo indicado no link a seguir para responder os exercícios.
3.   Faça uma pesquisa que aborde os seguintes pontos:

ATIVIDADE 2 (4 a 8 de maio):
Responder 2 exercícios:
1.   Observe o diagrama a seguir:
2.   No laboratório, o gás hidrogênio pode ser preparado pela reação de magnésio com solução de ácido clorídrico. Em qual das experiências apresentadas na tabela a rapidez de formação de gás hidrogênio será maior? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE 3 (11 a 15 de maio):
Responder 3 exercícios (a, b e c) usando um simulador:
1.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.

ATIVIDADE 4 (18 a 22 de maio):
Semelhante à atividade 3:
1.    Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.
Orientações:
·         Inicialmente, clique em “micro”
·         Os balões azul-claro, azul-escuro e vermelhos indicam as substâncias químicas envolvidas, bem como suas concentrações



2º BIMESTRE
ATIVIDADE 5 (08 a 12 de junho):
Completar uma tabela:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 39 E 40
Atividade 1E
Leia com atenção o enunciado da atividade 1E da página 49, use o simulador usando as orientações descritas e complete a Tabela 2 – Escala de pH, que se inicia na página 39 e termina na página 40.

ATIVIDADE 6 (15 a 19 de junho):
Completar uma tabela:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 48 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1.I - ITEM a -  Cálculo do pH
Na imagem abaixo está a atividade semanal. Parece complicado, mas é bastante simples. Para facilitar, fiz os 2 primeiros

ATIVIDADE 7 (22 a 26 de junho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 41 e 42 (reproduzidas abaixo)
ATIVIDADE 1.J - ITEM a -  Cálculo do pH
Na imagem abaixo está a atividade semanal. Parece complicado, mas é bastante simples. Para facilitar, fiz o primeiro como exemplo. Não esqueça de responder o exercício abaixo do quadro.

ATIVIDADE 8 (29 de junho a 03 de julho):
Responder 3 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 44 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
Exercício 2.C – Leitura e análise de texto
Leia o texto “Reações de Neutralização” (link abaixo). Agora, responda às seguintes questões:
1. O que acontece na reação de neutralização?
2. Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
3. Como o antiácido age no estômago?

ATIVIDADE 9 (06 a 10 de julho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 44 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
Exercício 2.E – A constante de equilíbrio químico.
A atividade consiste em responder os exercícios A e B usando as informações da tabela. Para facilitar, fiz os mesmos exercícios com outra reação química como exemplo. Sintam-se à vontade para pesquisar na internet ou outras fontes sobre a importância e o significado do valor da constante de equilíbrio químico (K).

ATIVIDADE 10 (13 a 17 de julho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 44 e 45 (adaptada abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
EXERCÍCIO 2.F – DESLOCAMENTOS DO EQUILÍBRIO QUÍMICO
Realize a leitura do texto e assista o vídeo usando os links abaixo para responder os exercícios abaixo:
1.   Explique o que é um deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre.
2.   Quais são os fatores que podem promover o deslocamento de um equilíbrio químico? Explique cada um deles.

ATIVIDADE 11 (20 a 24 de julho):
Responder 2 exercícios:
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 45 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
EXERCÍCIO 2.H – ELETRÓLISE AQUOSA
Realize a leitura do texto “Eletrólise da água” e assistia o vídeo “O que é eletrólise?” disponíveis nos links abaixo e responda os exercício 1 e 2.
1.   Defina “eletrólise” e em que condições ela ocorre.
2.   Descreva as semi-reações e a equação global da eletrólise da água.



ORIENTAÇÕES PARA O ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM:
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 45 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
EXERCÍCIO 2.H – ELETRÓLISE AQUOSA

Realize a leitura do texto “Eletrólise da água” e assistia o vídeo “O que é eletrólise?” disponíveis nos links abaixo e responda os exercício 1 e 2.

1.   Defina “eletrólise” e em que condições ela ocorre.

2.   Descreva as semi-reações e a equação global da eletrólise da água.



*links testados em 19/07/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 44 e 45 (adaptada abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
EXERCÍCIO 2.F – DESLOCAMENTOS DO EQUILÍBRIO QUÍMICO

Realize a leitura do texto e assista o vídeo usando os links abaixo para responder os exercícios abaixo:


1.   Explique o que é um deslocamento de equilíbrio e quando ele ocorre.

2.   Quais são os fatores que podem promover o deslocamento de um equilíbrio químico? Explique cada um deles.

*links testados em 12/07/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou 
jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. 
Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 44 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
Exercício 2.E – A constante de equilíbrio químico.

A atividade consiste em responder os exercícios A e B usando as informações da tabela. Para facilitar, fiz os mesmos exercícios com outra reação química como exemplo. Sintam-se à vontade para pesquisar na internet ou outras fontes sobre a importância e o significado do valor da constante de equilíbrio químico (K).



EXEMPLO:
REAÇÃO
1 H2 +1 I2 --> 2 HI
Reagentes /
produtos
No início
No equilíbrio
[H2] e [I2]
3 mol/L e 2 mol/L
0,2 mol/L e 0,4 mol/L
[HI]
4 mol/L
1,2 mol/L
Expressão da constante de equilíbrio químico:
Kc= [HI]2 / [H2] . [I2]
Valor da constante de equilíbrio químico:
Kc= (1,2)2 / 0,2 . 0,2
Kc= 18

*enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Classroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 44 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 2 - NEUTRALIZAÇÃO, ELETRÓLISE E USOS DA ÁGUA DO MAR
Exercício 2.C – Leitura e análise de texto

Leia o texto “Reações de Neutralização” (link abaixo). Agora, responda às seguintes questões:
1. O que acontece na reação de neutralização?
2. Quais são os produtos formados na reação de neutralização?
3. Como o antiácido age no estômago?


*link testado em 28/06/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br OU pelo Google Classroom.

ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 41 e 42 (reproduzidas abaixo)
ATIVIDADE 1.J - ITEM a -  Cálculo do pH

Na imagem abaixo está a atividade semanal. Parece complicado, mas é bastante simples. Para facilitar, fiz o primeiro como exemplo. Não esqueça de responder o exercício abaixo do quadro.




ATENÇÃO:
As atividades estão sendo postadas também na plataforma Google Classroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 48 (reproduzida abaixo)
ATIVIDADE 1.I - ITEM a -  Cálculo do pH

Na imagem abaixo está a atividade semanal. Parece complicado, mas é bastante simples. Para facilitar, fiz os 2 primeiros como exemplos



ATENÇÃO:
A partir dessa semana as atividades serão postadas também na plataforma Google Clasroom. Use seu e-mail institucional para acessar a plataforma e se inscrever.
·         Não sabe o que é seu e-mail institucional? Assista ao vídeo:
·         Não sabe acessar o Google Clasroom? Assista ao vídeo:
·         Será necessário digitar o código da turma:
3ª SÉRIE E: a6fh2m3



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINAS 39 E 40
Atividade 1E
Leia com atenção o enunciado da atividade 1E da página 49, use o simulador usando as orientações descritas e complete a Tabela 2 – Escala de pH, que se inicia na página 39 e termina na página 40.

*Simulador testado em 08/06/2020.
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br ou jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

1.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.
Orientações:
·         Inicialmente, clique em “micro”
·         Os balões azul-claro, azul-escuro e vermelhos indicam as substâncias químicas envolvidas, bem como suas concentrações
a)    Selecione a água no menu. Qual o pH? Quais as espécies químicas presentes?
b)   Selecione ácido de bateria no menu. Qual o pH? Quais as espécies químicas presentes? Qual estará em maior quantidade? Qual estará em menor quantidade?
c)    Selecione sabonete no menu. Quais diferenças podem ser observadas em relação às concentrações das substâncias químicas envolvidas, comparando-se com o ácido de bateria?
d)   Clique em “minha solução”. O que é possível notar – em relação às substâncias químicas e suas concentrações – ao se aumentar ou diminuir o pH?


*Simulador testado em 17/05/2020 no computador e no celular (android)
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05

    1.   Utilize o simulador do link abaixo para responder os exercícios.
Orientações:
·         Inicialmente, clique em “macro”
·         Leve o balão verde até o reservatório para medir o pH.
·         É possível adicionar ou retirar água do reservatório.
·         Há 12 substâncias no menu.
·         O botão vermelho no conta-gotas adiciona a substância escolhida.
    a)   Indique qual o pH de todas as soluções, assim como seu caráter ácido, básico (também chamado de alcalino) ou neutro.
    b)   O que é possível notar ao adicionar água nas soluções? Elabore uma hipótese para explicar o que ocorreu.
     c)    Qual o valor mínimo de pH? E o máximo? Soluções ácidas estariam em qual faixa de pH? E as soluções neutras? E as soluções básicas (também chamadas de alcalinas)?

*Simulador testado em 10/05/2020 no computador e no celular (android)
**enviar para o e-mail: jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br





    1.   Observe o diagrama a seguir:


a)   Um dono de uma indústria decidiu operá-las com pressões em torno de 300 atmosferas (atm) e com temperaturas em torno de 450ºC. Qual o rendimento de amônia esperado?
b)   Caso o compressor da indústria consiga obter pressões de, no máximo, 300 atm, em que faixa de temperatura você faria a síntese?
c)    Que gases podem ser encontrados a 200 atm e a 600ºC? Quais estarão em maior proporção?
   2.   No laboratório, o gás hidrogênio pode ser preparado pela reação de magnésio com solução de ácido clorídrico. Em qual das experiências apresentadas na tabela a rapidez de formação de gás hidrogênio será maior? Justifique sua resposta.
     

     ENVIAR PARA O E-MAIL: 
jeangomes@professor.educacao.sp.gov.br



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

     1.   Assista o vídeo indicado no link a seguir para responder os exercícios.
     a)   O que são líquidos criogênicos? E quais são eles?
     b)   Descrever o procedimento da separação fracionada dos gases.
     c)    Como se dá seu transporte e armazenamento dos líquidos criogênicos?
     2.   Assista o vídeo indicado no link a seguir para responder os exercícios.
     a)   Qual a importância de se produzir amônia de forma industrial?
    b)   Quais as dificuldades encontradas inicialmente para que fosse produzida amônia a partir do hidrogênio e do nitrogênio?
     c)    Assista com atenção novamente o segundo vídeo: quais substâncias estarão presentes quando o equilíbrio é atingido?
     3.   Faça uma pesquisa que aborde os seguintes pontos:
·         O que é cinética química.
·         Fatores que alteram a rapidez de uma transformação química.




Atividade 1: Equilíbrio químico

1.       Faça uma pesquisa sobre o significado do termo equilíbrio químico. Dê exemplos de reações com essa característica.
2.       Explique como os fatores abaixo alteram o rendimento de uma reação química;
a)      Temperatura.
b)      Pressão.
c)       Concentração de reagentes.
3.       Como é expresso o valor de uma constante de equilíbrio químico?
4.       Utilizando sua resposta do exercício 3, calcule a constante de equilíbrio químico para a reação que forma o ácido carbônico (H2CO3):


























Atividade 2: A rapidez das transformações químicas

1.       Responder itens A, B e C da atividade 3C do Caderno do Aluno, página 37.
2.       Responder atividade 3D do Caderno do Aluno, página 37.
3.       Responder atividade 3E do Caderno do Aluno, página 37.
4.       Responder itens A, B e C da atividade 3G do Caderno do aluno, página 38. Utilizar o simulador descrito no enunciado.

Um comentário:

  1. BIOLOGIA E QUÍMICA: Dúvidas sintam-se à vontade para perguntar aqui no chat, ou enviar trabalhos e as dúvidas para o e-mail institucional. Desculpem não passar o contato pessoal: jeangomes@prof.educacao.sp.gov.br

    ResponderExcluir