ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Orientações: Atividade de recuperação- Língua Portuguesa Professora: Maria Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de entrega: 16/12/2020 Como acessar e entregar: pelo classroom( link), e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção
Caros alunos, Essa semana não teremos atividades novas, portanto, essa semana fica para que vocês coloquem as atividades em dia, inclusive a ADR avaliação diagnóstica de retorno (para os que ainda não enviaram têm até o dia 18/12). Deixo claro que cada atividade melhora sua nota e isso é muito importante, pois constará no seu histórico escolar. Peço que as atividades sejam enviadas até o dia 16/12, impreterivelmente. Lembrando que todas as atividades estão no blog, classroom, no grupo do whasapp e foram enviadas no particular. Quaisquer dúvidas estou à disposição. 1- Recuperação de Língua Portuguesa- Alunos de recuperação: 3ª série A Giovana Victoria Valêncio Marçal 3ª 3ª B Jonathan Zubi 3ª C Graziele Fernanda Barbosa da silva Lorena de Souza 3ªD Abner Rodrigo Nunes Garcia da Silva Luiz leite de Souza Filho Vitor Hugo Leite de Brito 3ª E Gabriel Carvalho da Paixao Jennifer de Souza Abrao Kailaine Vitoria de Oliveira Pires Luís Otávio Marciano do Carmo Rhuan Luiz Ciriaco Vitoria Rodrigues dos Santos
Atividade de Recuperação
Capitães da Areia Jorge Amado
[...] É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem 15 anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. Não há venda, quitanda, botequim que ele não conheça. Quando se incorporou aos Capitães da Areia (o cais recém-construído atraiu para as suas areias todas as crianças abandonadas da cidade) o chefe era Raimundo, o Caboclo, mulato avermelhado e forte. Não durou muito na chefia o caboclo, Raimundo. Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia brigaram. A desgraça de Raimundo foi puxar uma navalha e cortar o rosto de Pedro, um talho que ficou para o resto da vida. Os outros se meteram e como Pedro estava desarmado deram razão a ele e ficaram esperando a revanche, que não tardou. Uma noite, quando Raimundo quis surrar Barandão, Pedro tomou as dores do negrinho e rolaram na luta mais sensacional a que as areias do cais jamais assistiram. Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da Areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois num navio. Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi desta época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças abandonadas que viviam do furto. [...] AMADO, Jorge. Capitães da areia. 50. ed. Rio de Janeiro: Record,1980. p. 226-7. Questão 01 No trecho do texto, considerando os fatores sociais envolvidos, fica evidente a (A) condição de vida dos meninos de rua de Salvador. (B) situação das ruas, dos becos, da venda e da quitanda. (C) desgraça de Raimundo, quando cortou o rosto de Pedro. (D) luta mais sensacional que as areias do cais jamais assistiram. (E) espera da revanche que não tardou, entre Raimundo e Pedro. Questão 02 O tema do trecho de “Capitães da Areia” é o modo como (A) Raimundo quis surrar Barandão. (B) Pedro conseguiu a cicatriz vermelha no rosto. (C) Caboclo chefiava todos os meninos do bando. (D) Bala conquistou a chefia dos Capitães da Areia. E) Raimundo partiu do areal, tempos depois num navio. Questão 03 Leia o período com atenção: (...) Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da Areia, como o próprio areal. (...) A palavra em destaque é uma conjunção que estabelece uma ideia de: A) Adição (soma) B)Alternativa C) Explicação D) Adversidade (oposição)
A partir da leitura dos textos responda às questões: Texto:
Questão 4 O texto traz como principal objetivo A) apresentar soluções para os problemas ambientais. B) convocar todos os cidadãos a lutar por um mundo sustentável. C) demonstrar os mecanismos de preservação ambiental utilizados pelas instituições que cuidam do meio ambiente. D) convidar os leitores à reflexão sobre as implicações do uso de automóveis e a contribuição para diminuir a poluição. E) convencer os leitores a participar de uma campanha político-pedagógica que poderá mudar as estruturas e as organizações urbanas. Texto Sem conhecer ainda as nossas heroínas, já o leitor começa a lamentar a sorte da futura mulher de Mendonça. É mais uma vítima, dirá o leitor, imolada ao capricho ou à necessidade. Assim é. Carolina devia casar-se daí a alguns dias com Mendonça, e era isso o que lamentava a amiga Lúcia. — Pobre Carolina! — Boa Lúcia! Carolina é uma moça de vinte anos, alta, formosa, refeita. Era uma dessas belezas que seduzem os olhos lascivos, e já por aqui ficam os leitores sabendo que Mendonça é um desses, com a circunstância agravante de ter meios com que lisonjear os seus caprichos. Bem vejo como me poderia levar longe este último ponto da minha história; mas eu desisto de fazer agora uma sátira contra o vil metal (por que metal?); e bem assim não me dou ao trabalho de descrever a figura da amiga de Carolina. Direi somente que as duas amigas conversavam no quarto de dormir da prometida noiva de Mendonça. Depois das lamentações feitas por Lúcia à sorte de Carolina, houve um momento de silêncio. Carolina empregou algumas lágrimas; Lúcia continuou: — E ele? — Quem? — Fernando. — Ah! Esse que me perdoe e me esqueça; é tudo quanto posso fazer por ele. Não quis Deus que fôssemos felizes; paciência! ASSIS, Machado de. Carolina. Contos. São Paulo: Ática. 1993. p. 55-56. (Série Bom Livro)
Questão5 A partir da leitura do fragmento e do conto “Carolina”, em sua totalidade, é correto o que se afirma em: A) O narrador discorda da possível análise que o leitor fará do perfil e da história de Carolina. B) A decepção de Lúcia em relação à atitude de Carolina é justificada pelo sentimento que ela nutria por Mendonça. C) O conto traz ao leitor, como tema principal, a denúncia dos interesses materiais e a futilidade da aparência, através das figuras de Carolina e Lúcia. D) O sujeito narrador, em sua onisciência, apresenta para o leitor, de forma explícita, os verdadeiros interesses de Mendonça em relação à Carolina. E) A personagem Carolina, por não ter direito a escolher com que quer se casar, representa a subjugação a que as mulheres se submetem numa sociedade patriarcal. Leia o fragmento do livro “O cortiço, de Aluízio de Azevedo e responda às questões: — Paixões da Rita! Exclamou o Bruno com uma risada. Uma por ano! Não contando as miúdas! — Não! Isso é que não! Quando estou com um homem não olho pra outro! Leocádia, que era perdida pela mulata, saltara-lhe ao pescoço ao primeiro encontro, e agora, defronte dela, com as mãos nas cadeiras, os olhos úmidos de comoção, rindo, sem se fartar de vê-la, fazia-lhe perguntas sobre perguntas: — Mas por que não te metes tu logo por uma vez com o Firmo? Por que não te casas com ele? — Casar? Protestou a Rita. Nessa não cai a filha de meu pai! Casar? Livra! Para quê? Para arranjar cativeiro? Um marido é pior que o diabo; pensa logo que a gente é escrava! Nada! Qual! Deus te livre! Não há como viver cada um senhor e dono do que é seu! E sacudiu todo o corpo num movimento de desdém que lhe era peculiar. — Olha só que peste! Considerou Augusta, rindo, muito mole, na sua honestidade preguiçosa. Esta também achava infinita graça na Rita Baiana e seria capaz de levar um dia inteiro a vê-la dançar o chorado. AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Scipione, 1985, p. 36. O fragmento, retirado da obra “O Cortiço”, apresenta diálogos que vão caracterizando a personagem Rita Baiana. Questão 6 Comparando o texto em análise, contextualizado na obra, e o conto “Carolina” de Machado de Assis, é correto afirmar: A) Carolina, ao contrário de Rita Baiana, casa-se por amor, sobretudo, e também por dignidade. B) Rita Baiana, ao contrário de Carolina, apresenta o perfil de uma mulher transgressora, que assume sua liberdade de escolha. C) As duas personagens são frutos de uma sociedade patriarcal, que reserva à mulher o espaço da opressão e do silenciamento. D) As personagens, embora sejam de classes sociais diferentes, apresentam o mesmo comportamento diante do conceito de casamento. E) A personagem Carolina, ao submeter-se a um casamento sem amor, é a única que evidencia, na obra, a condição determinista do homem como produto do meio.
Questão7 No trecho “defronte dela, com as mãos nas cadeiras, os olhos úmidos de comoção, rindo, sem se fartar de vê-la, fazia-lhe perguntas sobre perguntas”. O termo em destaque refere-se a: A. Bruno B. Leocádia C. Rita D. Firmo E. Augusta
Questão8
A tira sugere uma denúncia A) de eleitores que não têm consciência de seu papel cidadão e votam de forma irresponsável em quem oferece benefícios pessoais. B) do esquecimento dos eleitores que, após as eleições, não cumprem seu papel cidadão de cobrar as promessas políticas. C) do discurso demagogo de alguns políticos que só prometem o que não podem cumprir. D) das manobras políticas de alguns candidatos que estão sempre distantes de seus eleitores. E) dos candidatos políticos que se apropriam dos bens sociais para angariar votos. Texto Pingo de chuva O que penso, O que digo, O que sou... Pingo de chuva no mar. KOLODY, Helena. Pingo de chuva. Viagem no espelho e vinte e um poemas inéditos. Curitiba: Criar Edições. 2004. p. 43. Questão 9 Nesses versos, o eu poético A) acredita, assumindo a sua participação no contexto em que se insere, que sua existência traz significativas mudanças sociais. B) vê sua ideologia, sua existência, como elementos mínimos que compõem a vasta realidade em que está inserido. C) constata a dificuldade em se fazer presente no cotidiano, através de seus versos. D) considera suas ideias desnecessárias às demandas do mundo em que vive. E) crê na sua força discursiva para mudar as mazelas do mundo. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Orientações: Atividade de Língua
Portuguesa - Recuperação Professora: Maria
Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de
entrega: 16/12/2020 Como acessar e entregar: pelo classroom( link),
e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Whatsapp. Atenção
Orientações de acesso às atividades e
contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito)
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- As atividades que
podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você
pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma
vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio,
o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos
estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma
importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e
particulares. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividades de Recuperação Caro aluno, estamos quase no final
do ano letivo, portanto, agora é a chance de fazer as entregas das atividades
em atraso para recuperar sua nota. Fazer a recuperação é
imprescindível, por isso estou enviando as atividades no particular pelo Whatsapp.
Outras alternativas são: Consultarem as atividades aqui no blog da
escola e no classroom. Datas das atividades de LÍNGUA
PORTUGUESA: 19/10 26/10 03/11 09/11 16/11- AAP 23/11 30/11 07/11-recuperação das atividades em
atraso.
Classroom (aceitar o
convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª
no whatsapp privado. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Orientações: Atividade de Língua
Portuguesa do 4º bimestre Professora: Maria
Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de
entrega: 07/12/2020 Como
entregar essa atividade: Enviar foto do gabarito pelo whatsapp, classroom ou
e-mail. Como acessar e entregar: pelo classroom( link),
e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das atividades e dar as
devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso será pelo meet,
todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me procurem no
particular.
Orientações de acesso às atividades e
contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito)
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- As atividades que
podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você
pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma
vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio,
o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos
estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma
importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e
particulares. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividade
Leia o
texto e responda à questão 11. Fazer o brasileiro ler é o maior desafio no Dia Mundial do Livro Com uma média de
2,4 livros por habitante, país tem uma longa jornada para estimular a leitura
e o acesso aos livros Karla Dunder, do
R7 23/04/2019 - 04h
(Atualizado em 24/04/2019 - 11h36) O Dia
Mundial do Livro e do Direito do Autor é comemorado no dia 23 de abril. De
acordo com a pesquisa Retratos
da Leitura no Brasil, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano e o
desafio continua a ser incentivar a leitura. Como? Para
Elisabete Veras, analista de cultura do Departamento Nacional do Sesc e uma
das responsáveis pela Rede Sesc de Bibliotecas, é importante que haja uma
relação direta com o público. “O leitor precisa ter contato com o livro e
também é importante o contato com o universo da leitura de outras maneiras,
de forma coletiva, como exposições, contação de histórias, recitais. O
estímulo e o contato com a leitura podem vir de diferentes maneiras”. Para ler
é preciso ter acesso ao livro. Óbvio? Em um país como o Brasil, nem sempre é.
No caso do Sesc, os
livros chegam até os leitores em unidades móveis, 57 caminhões, que carregam
uma biblioteca na bagagem, nada menos que um acervo total de 200 mil livros.
“Percorremos os grandes centros, mas também alcançamos lugares distantes do
Brasil, muitas vezes, aquele é o único contato que aquelas pessoas têm com
livros”, conta. As
dimensões territoriais do Brasil são, por si, um desafio. E as condições
muitas vezes não são favoráveis, quando a população não tem as necessidades
básicas atendidas, fica difícil falar em livros. Daí, na concepção de
Elisabete, a necessidade de envolver o leitor de diferentes maneiras. É
importante abrir as portas das bibliotecas ou salas de leitura, mas se não
tiver um estímulo, não será o suficiente. Nem sempre o caminho da leitura é
fácil, é preciso que haja mediação, incentivo. Um ambiente agradável e outras
formas de apresentar o texto são atrativos para o leitor. Internet
versus Papel? A Internet tem sido
um facilitador para o acesso à informação e a leitura. “Mas o livro físico
ainda é o principal meio de acesso à leitura, muitas vezes o primeiro contato
com a obra é digital, mas o relacionamento com o texto literário se dá via
papel”. E para
quem pensa que leitura é coisa para os mais velhos, uma surpresa: os livros
mais emprestados pelas bibliotecas do Sesc são focados no público jovem e
infanto-juvenil: Diário de um Banana, a saga do bruxinho Harry Potter e A
Culpa é das Estrelas são os preferidos dos leitores. “Os
números de leitura ainda são baixos no Brasil, isso é fato, temos um longo
caminho a trilhar, é preciso integrar os leitores, promover interação com
outras linguagens para que esses índices possam melhorar”. Disponível
em:
<https://noticias.r7.com/educacao/fazer-o-brasileiro-ler-e-o-maior-desafio-no-dia-mundial-do-livro-24042019>.
Acesso em: 12 fev. 2020. (adaptado)
Questão 1 A tese de
que o país está longe de melhorar seus índices de leitura é defendida com o
argumento de que (A) a
população não tem as necessidades básicas atendidas. (B) a
leitura é uma coisa para os mais velhos. (C) a internet contribui
para o acesso à leitura. (D) o
jovem brasileiro lê 2,4 livros por ano. (E) o
desafio é incentivar a leitura.
Disponível
em:
<https://blog.estantevirtual.com.br/2011/05/26/livros-tambem-sao-tema-de-tirinhas/>.
Acesso em: 04 mar. 2020.
Questão 2 O uso de
aspas, no pensamento da última
personagem, indica (A) a
transcrição de um trecho de texto apresentado no livro. (B) a
citação de uma autoridade sobre o assunto da leitura. (C) a
leitura de uma manchete do jornal. (D) a opinião
do autor do texto. (E) a
conclusão do texto. Questão 3
Leia agora este
outro parágrafo de desenvolvimento, retirado de uma redação sobre o a
corrupção no Brasil): Agora, o político
chega em Brasília, aí vem um empresário e combina com ele de fazer um
esquema. Ele vai, arma tudo e já sabe que ninguém vai descobrir. Desvia
dinheiro da merenda das escolas públicas e compra uma mansão ou uma ilha.
Depois se alguém desconfia de alguma coisa ou a imprensa investiga, ele foge
para outro país com muito dinheiro. Esse parágrafo apresenta muitas falhas.
Todas as alternativas estão corretadas EXCETO: A)
Coloca de forma simplista a situação do país e
não usa argumentos sólidos e convincentes; B)
Faz uso da linguagem coloquial, tendo em vista
que essa não é a modalidade exigida nesse gênero textual; C)
Faz uso de uma linguagem clara e objetiva para
que todos entendam seus argumentos e com isso convence o leitor sobre sua
tese. D)
Usa expressões típicas da oralidade em um texto
dissertativo.
Classroom (aceitar o
convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª
no whatsapp privado. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Orientações: Atividade de Língua
Portuguesa do 4º bimestre Professora: Maria
Claudia- contato whatsapp 99857-4466 Data de
entrega: 27/11/2020 Como
entregar essa atividade: Enviar foto do gabarito pelo whatsapp, classroom ou
e-mail. Como acessar e entregar: pelo classroom( link),
e-mail ( mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br ) ou pelo blog da
escola: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ Atenção Para auxiliá-los na realização das atividades e dar as
devolutivas vou enviar um link no grupo da sala. O acesso será pelo meet,
todas às quartas-feiras às 17h, caso tenham interesse me procurem no
particular.
Orientações de acesso às atividades e
contato com a professora
1- As atividades estão
disponíveis no blog da escola e Classroom( nesse caso, envio materiais e
o acesso ao App é gratuito)
2- - Dúvidas sobre
as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no particular –
99857-4466-(na
segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das
21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das
21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.) 3- As atividades que
podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp. Você
pode optar por um desses meios para realizar as entregas, basta fazer uma
vez. 4- - Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento. O
Como todos sabem o ENEM, além de avaliar as competências adquiridas no Ensino Médio,
o exame abre portas para a Educação Técnica e Superior. Criado para avaliar o desempenho dos
estudantes no final da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma
importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e
particulares. Janeiro 2021 Dia 17- Aplicação do Enem impresso - 1º dia Dia 24- Aplicação do Enem impresso - 2º dia Atividade Capitães da
Areia Jorge Amado [...] É aqui também que mora o chefe dos
Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco
anos. Hoje tem 15 anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube
de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos
em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus
becos. Não há venda, quitanda, botequim que ele não conheça. Quando se
incorporou aos Capitães da Areia (o cais recém-construído atraiu para as suas
areias todas as crianças abandonadas da cidade) o chefe era Raimundo, o
Caboclo, mulato avermelhado e forte. Não durou muito na chefia o caboclo,
Raimundo. Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia
tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia
brigaram. A desgraça de Raimundo foi puxar uma navalha e cortar o rosto de
Pedro, um talho que ficou para o resto da vida. Os outros se meteram e como
Pedro estava desarmado deram razão a ele e ficaram esperando a revanche, que
não tardou. Uma noite, quando Raimundo quis surrar Barandão, Pedro tomou as
dores do negrinho e rolaram na luta mais sensacional a que as areias do cais
jamais assistiram. Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o
cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade
espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da
Areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois num navio. Todos
reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi desta época que a
cidade começou a ouvir falar nos Capitães da Areia, crianças abandonadas que
viviam do furto. [...] AMADO, Jorge. Capitães da areia. 50. ed. Rio de
Janeiro: Record,1980. p. 226-7. Questão 01 No
trecho do texto, considerando os fatores sociais envolvidos, fica evidente a (A) condição de vida dos meninos de rua de
Salvador. (B) situação das ruas, dos becos, da venda e
da quitanda. (C) desgraça de
Raimundo, quando cortou o rosto de Pedro. (D) luta mais
sensacional que as areias do cais jamais assistiram. (E) espera da
revanche que não tardou, entre Raimundo e Pedro. Questão 02 O tema do trecho de “Capitães da Areia” é
o modo como (A) Raimundo quis surrar Barandão. (B) Pedro
conseguiu a cicatriz vermelha no rosto. (C) Caboclo chefiava todos os meninos do
bando. (D) Bala
conquistou a chefia dos Capitães da Areia. E) Raimundo
partiu do areal, tempos depois num navio. Questão 03 Leia o período com atenção: (...)
Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando,
a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia
Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da Areia, como o próprio areal.
(...) A palavra em destaque é uma conjunção que
estabelece uma ideia de: A)
Adição (soma) B)
Alternativa C)
Explicação D)
Adversidade (oposição)
Classroom (aceitar o
convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª
no whatsapp privado.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
Orientações de acesso às atividades e contato com a professora :
1- As atividades estão disponíveis aqui no no blog da escola,Google forms e Classroom( nesse caso, envio materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios aplicativos;
2- - Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no grupo de Whatsapp( na segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários em caso de necessidade.)
3- Os links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo grupo do whatsapp.
4- - Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
Orientações sobre as atividades
1- Você irá ler os textos sobre o Pré- Modernismo passados por meio do Jamboard ( simplificando: postites do google), dessa forma você estará estudando para seu conhecimento pessoal e para responder às questões, lembrando que é impossível realizar as atividades sem uma leitura do material de apoio.
2- Após a leitura realiza às atividades com atenção.
3- Observação: plagiar as atividades além de ser antiético não acrescentará em nada no seu desenvolvimento acadêmico e pessoal, portanto, realizar as atividades em grupo, discutir e chegar a um consenso com seus colegas (acho significativo) não significa reproduzir na íntegra as mesmas respostas, inclusive os desvios ortográficos.
Atividades para as 3ªs séries A, B( manhã),C, D e E( noturno)- data de entrega até 21/08/2020
Cronologia
Atividades :
Leia o texto e responda às questões:
Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe–me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê–los,
E há de deixar–me apenas os cabelos,
Na frialdade ignorância da terra!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
01-Procure no dicionário ou em outra fonte o significado das palavras : (0,5)
Rutilância-
Epigênese-
Hipocondríaco-
Repugnância-
Análoga –
02. O poema tem como tema: (0,5)
a) a influência dos signos do zodíaco sobre a vida humana.
b) os medos enfrentados pelos homens durante a infância.
c) a angústia diante da decomposição fatal do corpo humano.
d) as doenças que levam o homem à morte.
03. São palavras que fazem parte do vocabulário científico( 0,5)
a) guerra e terra
b) zodíaco e ânsia
c) inorgânica e epigênese
d) signos e operário.
04. “Monstro de escuridão e rutilância”, o verso apresenta(0,5)
a) uma antítese b) um eufemismo c) uma hipérbole d) uma metonímia
5-Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo(0,5)
a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra “Os Sertões”, ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
6-Após estudar na Europa, Anita Malfatti retornou ao Brasil com uma mostra que abalou a cultura nacional do início do século XX. Elogiada por seus mestres na Europa, Anita se considerava pronta para mostrar seu trabalho no Brasil, mas enfrentou as duras críticas de Monteiro Lobato. Com a intenção de criar uma arte que valorizasse a cultura brasileira, Anita Malfatti e outros artistas modernistas (0,5)
A) buscaram libertar a arte brasileira das normas acadêmicas europeias, valorizando as cores, a originalidade e os temas nacionais.
B) defenderam a liberdade limitada de uso da cor, até então utilizada de forma irrestrita, afetando a criação artística nacional.
C) representaram a ideia de que a arte deveria copiar fielmente a natureza, tendo como finalidade a prática educativa.
D) mantiveram de forma fiel a realidade nas figuras retratadas, defendendo uma liberdade artística ligada à tradição acadêmica.
E) buscaram a liberdade na composição de suas figuras, respeitando limites de temas abordados
OS SERTÕES - FRAGMENTOS
Texto I
Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua.
Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas.
Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante . . .
Texto II
O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral. A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
[...]
Este contraste impõe-se ao mais leve exame. Revela-se a todo o momento, em todos os pormenores da vida sertaneja -- caracterizado sempre pela intercadência impressionadora entre extremos impulsos e apatias longas.
Texto III
Decididamente era indispensável que a campanha de canudos tivesse objetivo superior à função estúpida e bem pouco gloriosa de destruir um povoado dos sertões. Havia um inimigo mais sério a combater, em guerra mais demorada e digna. Toda aquela campanha seria um crime inútil e bárbaro, se não se aproveitassem os caminhos abertos à artilharia para uma propaganda tenaz, continua e persistente, visando trazer para o nosso tempo e incorporar à nossa existência aqueles rudes compatriotas retardatários. [...]
Canudos não se rendeu.
Fechemos este livro.
Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.
Fragmentos da obra Os Sertões de Euclides da Cunha, São Paulo: Círculo do Livro, 1975.
07 – No 1º parágrafo do texto III, o autor critica a guerra em si e afirma que outra “guerra mais demorada e digna” deveria ser travada. Qual é essa Guerra?(1,0)
08 – O texto II, ao descrever o sertanejo, apresenta como contraditória certos aspectos de sua constituição física e seu comportamento. Comente essa contradição.(1,0)
09 – De acordo o texto I, como é a natureza no lugar onde vive o sertanejo? Ela se mostra acolhedora ao homem? (1,0)
10- Quais as características do Pré- Modernismo estão presentes nos textos? Faça uma pesquisa sobre Euclides da Cunha e sua relação com a obra: Os Sertões.(2,0).
Classroom (aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª no whatsapp privado.
Parabéns, você concluiu a 2ª atividade do 3ºbimestre, isso mostra que você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus professores.
Caso não consiga por algum motivo responder entre em contato comigo pelo whatsapp ( 14) 99857-4466- profª Maria Claudia – Língua Portuguesa e Literatura.
Links para responder por turma :
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Atividades: Produzir um artigo de opinião
Antes
de produzir seu artigo de opinião, vamos relembrar alguns pontos importantes:
PRODUÇÃO TEXTUAL (caderno
do aluno)
Texto motivador:
A chegada dos portugueses ao Brasil introduziu uma nova cultura
e principalmente uma nova língua no país. O estranhamento entre a língua
falada pelos nativos e a falada pelos portugueses configurou, historicamente,
as primeiras questões relacionadas ao preconceito linguístico.
Desde então, outros modos de falar se construíram, se adaptaram,
foram agregados, misturaram-se e distanciaram-se entre si, alimentando e
sendo subsídio à construção de uma identidade linguística nacional, mas, em
outras situações, são fomentos ao bullying. Nós, falantes da língua
portuguesa, nos comunicamos de diversas formas, de acordo com a situação
exigida, cabendo-nos à adequação da língua.
O quê, onde, como, quando e com quem falar é primordial para
adequarmos às múltiplas situações do cotidiano. Portanto, se a língua é viva,
gradual, dinâmica e complexa, por que muitos ainda discriminam uma pessoa por
ela falar de forma diferente, taxando-a por “falar errado” e não seguir as
regras gramaticais?
Tomando como base os estudos realizados sobre os processos
históricos, culturais e linguísticos, redija um:
Artigo de Opinião sobre o tema:
Variação Linguística: A norma-padrão é a única forma linguística
correta de aceitação social?
Lembre-se de que seu texto deve conter
Ø Título
Ø Tema
Ø Tese
Ø Termos
que serão definidos no texto
Ø Desenvolvimento:
(argumentos) o menos convincente, o intermediário e o mais convincente
Ø Exemplo(s)
que comprove(m) os argumentos
Ø Conclusão:
ênfase ou retomada da tese ou defesa de posicionamento.
1- Lembre-se de que o seu texto deve ter::
INTRODUÇÃO
Há coerência e clareza entre o texto elaborado e o tema?
O assunto a ser abordado está definido? (Que tese será
defendida?)
A questão a ser defendida possui relevância social?
O texto deixa claro que o autor mobilizou informações
pertinentes e variadas para sua intervenção no debate?
Há articulação adequada entre as informações e sua
contextualização no debate?
DESENVOLVIMENTO
Está clareza no texto em relação ao ponto de partida (os dados)
e a conclusão (ou tese)?
Você acredita que convenceu o leitor por meio dos argumentos
citados em seu texto?
CONCLUSÃO
As justificativas e os argumentos sustentam a conclusão com
consistência?
As ideias expostas estão sintetizadas?
Há intervenções propostas para o problema apresentado?
O texto considerou o respeito aos valores humanos e à
diversidade sociocultural?
OUTROS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO
O título é pertinente, em relação ao gênero e ao tema? Incentiva
à leitura?
O autor usou recursos adequados para prender a atenção do
leitor?
Há elementos coesivos no texto? Estão empregados adequadamente?
É convincente?
Atende às normas adequadas da escrita (morfossintaxe,
ortografia, acentuação, pontuação)?
Digitação dos artigos de opinião
Após reescrever o artigo de opinião, você poderá digitá-lo e
publicá-lo em um dos suportes: mural da sala de aula, mural da escola, blog
ou em outra rede social na qual a escola tenha uma página. Expondo assim,
as suas opiniões e ideias e de toda a turma para àqueles que desejam
conhecê-las. Outra possibilidade de circulação desses textos é usá-los como
mote para um debate, explorando, desta forma, aspectos de oralidade relativos
ao gênero.
• Revise seu texto, faça as devidas correções
ortográficas e em seguida enviar para correção no Google Classroom até o dia
15/08. Obs: Seu texto pode ser digitado ou manuscrito. Caso faça manuscrito,
tire uma foto do seu texto e posta no Google Classroom ou envie no e-mail: mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br
Orientações sobre a realização
da AAP de Língua Portuguesa
Queridos
alunos, a atividade dessa semana será voltada para a realização da AAP-
Avaliação da Aprendizagem em Processo, portanto peço que leiam as orientações
com atenção:
A Aplicação
da AAP- Avaliação Aprendizagem em Processo do 2. Bimestre, poderá ser
realizada pelo aluno de forma digital ou impressa.
1- NA FORMA IMPRESSA (FISICA) - Deve retirar
na escola de segunda feira a
sexta-feira das 10h às 16 h.
2- As AAPs já encontram-se
disponíveis na escola, ou seja, vocês podem buscá-las a partir de
segunda-feira (03/08/2020).
3-Caso tenham dúvida ou
dificuldade para buscarem a avaliação me procurem no particular- 99857-4466.
4-Enviem a foto
do gabarito no particular ( 99857-4466) , pelo e-mail mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br, ou pelo classroom e não se esqueçam de colocar o nome, nº e série para
que eu possa registrar sua nota e depois digitar no sistema;
5-O prazo para o envio da
avaliação é até 12/08/2020, pois tenho prazo para digitar no sistema;
6-A AAP é uma avaliação
diagnóstica que norteia o trabalho do professor em relação à aprendizagem do
aluno, porém como estamos fazendo atividades à distância nada mais justo que valorizar
a realização da mesma;
7-Realize a AAP com
responsabilidade, leia com atenção os textos e as comandas enunciados) das questões;
8-A Avaliação é sua,
portanto grife as informações principais, veja o que a questão está pedindo;
9-Por último peço que
assistam às aulas no CMSP, pois as aulas são muito bem planejadas e os
professores explicam muito bem, usem o caderno de classe e o caderno do aluno
para fazerem anotações.
10-
NA DIGITAL- Com acesso ao link disponibilizado no classroom e na capa de abertura do BLOG da escola- https://eeantonioreginato.blogspot.com
LEMBRANDO:
• Por favor, quem for enviar no
whatsapp, peço que envie no particular e não no grupo.
Links de Acesso à forma digital da AAP:
Conto com a colaboração de todos! Estamos
distantes fisicamente, mas podem contar comigo sempre.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Orientações sobre a realização
da AAP de Língua Portuguesa
Queridos alunos, a atividade dessa semana será voltada para a
realização da AAP- Avaliação da Aprendizagem em Processo, portanto peço que
leiam as orientações com atenção:
1- As AAPs já encontram-se
disponíveis na escola, ou seja, vocês podem buscá-las a partir de
segunda-feira ( 03/08/2020).
2- Caso tenham dúvida ou
dificuldade para buscarem a avaliação me procurem no particular- 99857-4466.
3- Enviem a foto do
gabarito no particular ( 99857-4466) , pelo e-mail mariabeffa@prof.educacao.sp.gov.br,
ou pelo classroom e não se esqueçam de colocar o nome, nº e série para que eu
possa registrar sua nota e depois digitar no sistema;
4- O prazo para o envio da
avaliação é até 12/08/2020, pois tenho prazo para digitar no sistema;
5- A AAP é uma avaliação
diagnóstica que norteia o trabalho do professor em relação à aprendizagem do
aluno, porém como estamos fazendo atividades à distância nada mais justo que
valorizar a realização da mesma ;
6- Realize a AAP com
responsabilidade, leia com atenção os textos e as comandas( enunciados) das
questões;
7- A Avaliação é sua,
portanto grife as informações principais, veja o que a questão está pedindo;
8- Por último peço que
assistam às aulas no CMSP, pois as aulas são muito bem planejadas e os
professores explicam muito bem , usem o caderno de classe e o caderno do aluno
para fazerem anotações.
Conto com a colaboração de todos! Estamos
distantes fisicamente, mas podem contar comigo sempre.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ 31/07
Orientações
1- Aos alunos que ainda não entregaram
as atividades é imprescindível que as coloquem em dia, e que sejam entregues
até quarta-feira para fechamento da nota do bimestre.
2- Aos alunos que desenvolveram o que
foi solicitado, aproveitem para fazer uma revisão assistindo à aula do CMSP
do dia 23/07 e revisite o caderno do aluno da p. 102 a 111, caso ainda tenham
dúvidas entrem em contato comigo pelo whatsapp- 99857-4466, ou pelo classroom.
3- As atividades
estão disponíveis aqui no no blog da escola,Google forms e Classroom( nesse caso, envio materiais e o
acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos próprios aplicativos;
4- - Dúvidas sobre as
atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no grupo de Whatsapp( na segunda-feira atendo no período da tarde, após às
15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as atividades,
terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h ,
na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia todo na medida
do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário da manhã,
porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários em caso de
necessidade.)
5-Os links que envio
são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo classroom e pelo
grupo do whatsapp.
6- Acompanhe as aulas
online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
Atividades para as
3ªs séries A, B( manhã),C, D e E( noturno)
Instruções
Caso não
consiga por algum motivo responder entre em contato comigo pelo whatsapp (
14) 99857-4466- profª Maria Claudia – Língua Portuguesa e Literatura.
Os links
abaixo são para acessar essa mesma atividade, porém, ao acessar o link você
enviará a atividade pelo próprio formulário.
Atividades:
Aos alunos que desenvolveram o que foi solicitado, aproveitem para
fazer uma revisão assistindo à aula do CMSP do dia 23/07 e revisite o caderno
do aluno da página 102 a 111, caso ainda tenham dúvidas entrem em contato
comigo.
Vanguardas
Europeias:
Revisão- Atividades
propostas:
(Caderno do aluno:páginas
102 a 111)
Aula do dia
23/07/2020 do CMSP-
Classroom (aceitar o
convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª
no whatsapp privado.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
Orientações:
1- Você irá ler os textos que estão no caderno do aluno( ou que serão disponibilizados
pela profª) de acordo com o que a atividade pede, preste atenção nas páginas;
2- As atividades estão disponíveis aqui no no blog da escola,Google forms e
( nesse caso, envio materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar
pelos próprios aplicativos;
3- - Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure
no grupo de Whatsapp( na segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30,
à noite depois das 21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia
todo na medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o
dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h,
sexta- feira no horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que
flexibilizo esses horários em caso de necessidade.)
4- Os links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog,
pelo classroom e pelo grupo do whatsapp.
5- - Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
Atividades para as 3ªs séries A, B( manhã),C, D e E
( noturno)
Instruções
Atividade 1- Assistir à videoaula https://www.youtube.com/watch?v=
Atividade 2- Ler o quadro-resumo da vídeoaula para complementar o
conteúdo.
Atividade 3- De acordo com a vídeoaula e o quadro- resumo, responder
às questões.
Finalidades e características discursivas dos
textos
Atividades:
Leia os textos e responda às questões.
Deserto de sal O silêncio ajuda a compor a trilha que se ouve na caminhada pelo Salar
cama. Com 100 quilômetros de extensão, o Salar de Atacama é o terceiro maior deserto de
sal do mundo. De acordo com estudo publicado pela Universidade do Chile, o Salar de
Atacama é uma depressão de 3 500 quilômetros quadrados entre a Cordilheira dos Andes
e a Cordilheira de Domeiko. Sua origem está no movimento das placas tectônicas. Mais
tarde, a água evaporou-se e, desta forma, surgiram os desertos de sal do Atacama. Além
da crosta de sal que recobre a superfície, há lagoas formadas pelo degelo de neve
acumulada nas montanhas. FORNER, V. Terra da Gente, n. 96, abr. 2012.
1-Os gêneros textuais são textos materializados que circulam socialmente. O texto
Deserto de sal foi veiculado em uma revista de circulação mensal. Pelas estratégias
linguísticas exploradas, conclui-se que o fragmento apresentado pertence ao gênero
a) relato, pela apresentação de acontecimentos ocorridos durante uma viagem ao
Salar de Atacama
b) verbete, pela apresentação de uma definição e de exemplos sobre o termo Salar de
Atacama.
c) artigo de opinião, pela apresentação de uma tese e de argumentos sobre o Salar de
Atacama.
d) reportagem, pela apresentação de informações e de dados sobre o Salar de Atacama.
e) resenha, pela apresentação, descrição e avaliação do Salar de Atacama.
É bom saber que os atletas mineiros, agora, podem contar com um centro de treinamento
de ponta e adequado a diversas modalidades esportivas. Tenho um filho que sonha em
ser atleta olímpico. Quem sabe ele não fará parte da equipe de atletismo? Parabéns pela
reportagem.
RESENDE, L. Fantástica fábrica de atletas – Seção Fale com a Encontro.
Encontro, n. 12, out. 2013.
2- A carta do leitor é recorrente em jornais e revistas. Nesse texto, um dos elementos
constitutivos desse gênero é a
a) presença de elogio.
b) brevidade do conteúdo.
c) exploração de fatos corriqueiros.
d) ocorrência de frase interrogativa.
e) referência a uma matéria publicada.
João Antônio de Barros (Jota Barros) nasceu aos 24 de junho de
1935, em Glória de Goitá (PE). Marceneiro, entalhador, xilógrafo, poeta repentista e
escritor de literatura de cordel, já publicou 33 folhetos e ainda tem vários inéditos.
Reside em São Paulo desde 1973, vivendo exclusivamente da venda de livretos de cordel
e das cantigas de improviso, ao som da viola. Grande divulgador da poesia popular
nordestina no Sul, tem dado frequentemente entrevistas à imprensa paulista sobre o
assunto.
EVARISTO, M. C. O cordel em sala de aula. In: BRANDÃO. H. N. (Coord.).
Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica.
São Paulo: Cortez, 2000.
3-A biografia é um gênero textual que descreve a trajetória de determinado indivíduo,
evidenciando sua singularidade. No caso específico de uma biografia como a de João
Antônio de Barros, um dos principais elementos que a constitui é
a) a estilização dos eventos reais de sua vida, para que o relato biográfico surta os efeitos
desejados.
b) o relato de eventos de sua vida em perspectiva histórica, que valorize seu percurso
artístico.
c) a narração de eventos de sua vida que demonstrem a qualidade de sua obra.
d) uma retórica que enfatize alguns eventos da vida exemplar da pessoa biografada.
e) uma exposição de eventos de sua vida que mescle objetividade e construção ficcional.
TEXTO I
Frevo: Dança de rua e de salão, é a grande alucinação do Carnaval pernambucano.
Trata-se de uma marcha de ritmo frenético, que é a sua característica principal. E a multidão ondulando, nos meneios da dança, fica a ferver. E foi dessa ideia de fervura
(o povo pronuncia frevura, frever) que se criou o nome frevo.
CASCUDO, L. C. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2001 (adaptado).
TEXTO II
Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade
O frevo, ritmo genuinamente pernambucano, agora é do mundo. A música que hipnotiza
milhões de foliões e dá o tom do Carnaval no estado foi oficialmente reconhecida como
Patrimônio material da Humanidade. O anúncio foi feito em
Paris, nesta quarta-feira, durante cerimônia da Organização das Nações Unidas para a
Educação, a Ciência e a Cultura
(Unesco).
Disponível em: www.diariodepernambuco.com.br. Acesso em: 14 jun. 2015.
4-Apesar de abordarem o mesmo tema, os textos I e II diferenciam-se por pertencerem a
gêneros que cumprem, respectivamente, a função social de
a) resumir e avaliar.
b) analisar e reportar.
c) definir e informar
d) comentar e explanar.
e) discutir e conscientizar.
Olhando o gavião no telhado, Hélio fala:
— Esta noite eu sonhei um sonho engraçado.
— Como é que foi? — pergunta o pai.
— Quer dizer, não é bem engraçado não. É sobre uma casa de joão-de-barro que a gente
descobriu ali no jacarandá.
— A gente, quem?
— Eu mais o Timinho.
— O que tinha dentro?
— Um ninho.
— Vazio?
— Não.
— Tinha ovo?
— Tinha.
— Quantos? — pergunta a mãe.
Hélio fica na dúvida. Não consegue lembrar direito.
Todos esperam, interessados. Na maior aflição, ele pergunta ao irmão mais novo:
— Quantos ovos tinha mesmo, Timinho? Ocê lembra?
ROMANO, O. O ninho. In: Casos de Minas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
5- Esse texto pertence ao gênero textual caso ou “causo”, narrativa popular que tem o intuito de
a) contar histórias do universo infantil.
b) relatar fatos do cotidiano de maneira cômica.
c) retratar personagens típicos de uma região.
d) registrar hábitos de uma vida simples.
e) valorizar diálogos em família
6-O cartão-postal é um gênero textual geralmente usado por turistas quando estão
viajando, para enviar, aos que ficaram, imagens dos lugares visitados. Entretanto,
o cartão-postal apresentado é uma peça publicitária, e reconhece-se nela a intenção de
a) apresentar uma paisagem de um local específico, conteúdo recorrente em um
cartão-postal.
b) incentivar as pessoas de uma cidade a enviar cartões-postais umas para as outras.
c) instituir um novo tipo de cartão-postal, o virtual, a ser comercializado em um site da
internet.
d) fazer propaganda de um ponto turístico romântico específico, atraindo a visitação por
casais.
e) comemorar a data da instituição do cartão-postal no Brasil, ainda na época do Império.
Parabéns, você concluiu a 6ª atividade do 2ºbimestre, isso mostra que você tem foco,
preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser presencial ou a distância,
valoriza e reconhece o trabalho de seus professores.
Caso não consiga por algum motivo responder entre em contato comigo pelo whatsapp
( 14) 99857-4466- profª Maria Claudia – Língua Portuguesa e Literatura.
Os links abaixo são para acessar essa mesma atividade, porém, ao acessar o link você
enviará a atividade pelo próprio formulário.
Atividade 1- Acessar o link e responder às questões no forms
Classroom (aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª no whatsapp privado.
|
Orientações:
1- Você irá ler os textos que estão no caderno do aluno( ou que serão
disponibilizados pela profª) de acordo com o que a atividade pede, preste
atenção nas páginas;
2- As atividades estão disponíveis aqui no no blog da escola,Google forms e
Classroom( nesse caso, envio materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo
possível enviar pelos próprios aplicativos;
3- - Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me
procure no grupo de Whatsapp( na segunda-feira atendo no período da tarde,
após às 15h30, à noite depois das 21h, pois organizo e envio as atividades,
terça-feira atendo o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h ,
na quarta-feira tenho reunião o dia todo, quinta-feira o dia todo na medida do
possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no horário da manhã, porém,
todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários em caso de
necessidade.)
4- Os links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog,
pelo classroom e pelo grupo do whatsapp.
5- - Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como
complemento.
Atividades para as 3ªs séries A, B( manhã),C, D e E
( noturno)
1-Assistir a videoaula do dia 09/07/2020 pelo Centro de Mídias
( App, youtube, as aulas ficam gravadas)
Observação : Embora a aula seja sobre a elaboração de um artigo de opinião você ainda
não o fará. Nessa atividade você apenas irá retomar o conteúdo sobre artigo de opinião.
2-Observe o mapa conceitual que mostra a estrutura do texto
dissertativo, lembrando que o artigo de opinião é um gênero textual.
3-Observação: não há necessidade de copiar no caderno, pois no início do ano a
professora já explorou esse conteúdo, ou seja, seu papel é ler atentamente o
conteúdo a fim de revisá-lo e realizar as atividades.
O artigo de opinião
Tem como principal função apresentar determinado tema e o ponto de vista definido pelo
enunciador. A argumentação é o principal recurso de linguagem utilizado no artigo de
opinião, uma vez que entre os interlocutores se estabelece o objetivo da persuasão.
É comum que os artigos de opinião circulem no meio jornalístico-midiático, em revistas,
jornais, blogs, ...
Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar
o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse
ponto de vista de tese.
Sobre o Argumento
Para escrever um artigo de opinião é preciso, antes de tudo, ter uma tese muito clara para
defender diante de uma questão polêmica. Afinal, toda a organização textual do artigo,
assim como sua consistência, estarão subordinadas à defesa dessa tese. Por isso, todo o
artigo deve poder ser resumido por um argumento central. É com esse argumento que o
autor articula sua opinião pessoal (a tese ou a conclusão de seu raciocínio e os dados e as
justificativas que a sustentam).
Portanto, para escrever um bom artigo de opinião, é necessário utilizar argumentos
consistentes e bem fundamentados, pois são mais fortes e convincentes. O autor do artigo
tem de informar ao leitor quais as razões que o levaram a tomar determinada posição,
evitando motivos superficiais ou sem justificativa, do tipo: “porque ninguém que eu conheço
discorda”, “porque ouvi dizer”, “porque todo mundo pensa assim”, “porque na vizinhança
todos dizem” etc.
O articulista( quem escreve o texto) precisa, então, definir seus argumentos de acordo com
o tema escolhido e, portanto, também de acordo com o público para quem escreve.
Argumento de autoridade
Explicação
No argumento de autoridade, o leitor é levado a aceitar a validade da tese ou conclusão
defendida a respeito de certos dados, pela credibilidade atribuída à palavra de alguém
publicamente considerado autoridade na área.
.Exemplo
No livro didático X, as personagens que praticam boas ações são sempre ilustradas como
loiras de olhos azuis, enquanto as más são sempre morenas ou negras. Podemos dizer
que o livro X é racista , pois, segundo o antropólogo Kabengele Munanga, do Museu de
Antropologia da USP, ilustrações que associam traços positivos apenas a determinados
tipos raciais são racistas.
Argumento por evidência
Explicação
No argumento por evidência, pretende-se levar o leitor a admitir a tese ou conclusão ,
justificando-a por meio de evidências de que ela se aplica aos dados considerados.
Exemplo
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD) de 2008, o
telefone, a televisão e o computador estão entre os bens de consumo mais adquiridos
pelas famílias brasileiras. Esses dados mostram que boa parte desses bens de consumo
está ligada ao desejo de se comunicar. A presença desses três meios de comunicação
entre os bens mais adquiridos pelos brasileiros é uma evidência desse desejo .
Argumento por comparação (analogia)
Explicação
No argumento por comparação, o argumentador pretende levar o auditório a aderir à tese
ou conclusão com base em fatores de semelhança ou analogia , evidenciados pelos dados
apresentados.
Exemplo
A quebra de sigilo nas provas do Enem 2009, denunciada pela imprensa, nos faz indagar
quem seriam os responsáveis . O sigilo de uma prova do Enem deve pertencer ao âmbito
das autoridades educacionais – e não da imprensa . Assim como a imprensa é responsável
por seus próprios sigilos, as autoridades educacionais devem ser responsáveis pelo sigilo
do Enem.
Argumento por exemplificação
Explicação
No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão em
exemplos representativos , os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la .
Exemplo
Vejam os exemplos de muitas experiências positivas – Jundiaí (SP), Campinas (SP),
São Caetano do Sul (SP), Campina Grande (PB) etc. – sistematicamente ignoradas pela
grande imprensa . Tantos exemplos levam a acreditar que existe uma tendência
predominante na grande imprensa do Brasil de só noticiar fatos negativos .
Argumento de princípio
Explicação
No argumento de princípio, a justificativa é um princípio, ou seja, uma crença pessoal
baseada numa constatação (lógica, científica, ética, estética etc.) aceita como verdadeira
e de validade universal. Os dados apresentados , por sua vez, dizem respeito a um fato
isolado, mas, aparentemente, relacionado ao princípio em que se acredita. Ambos ajudam
o leitor a chegar a uma tese, ou conclusão, por meio de dedução.
Exemplo
A derrubada dos índices de mortalidade infantil exige tempo, trabalho coordenado e
planejamento. Ora, o índice de mortalidade infantil de São Caetano do Sul, em São Paulo,
foi o que mais caiu no país . Portanto, São Caetano do Sul foi o município do Brasil que
mais investiu tempo, trabalho coordenado e planejamento na área.
Argumento por causa e consequência
Explicação
No argumento por causa e consequência, a tese ou conclusão é aceita justamente por ser
uma causa ou uma consequência dos dados .
Exemplo
Não existem políticas públicas que garantam a entrada dos jovens no mercado de trabalho
. Assim, boa parte dos recém-formados numa universidade está desempregada ou
subempregada. O desemprego e o subemprego são uma consequência necessária das
dificuldades que os jovens encontram de ingressar no mercado de trabalho.
4-Que tipos de argumentos (autoridade, dados concretos, causas e consequências,
exemplificação) se referem os trechos abaixo:
a- A) No Brasil, mulheres são mais sujeitas à informalidade do que homens2. Mais de 90% dos
trabalhadores domésticos, mais vulneráveis economicamente na crise, são mulheres, e mais de
70% são negros3, indicando a maior precariedade do emprego da mulher negra.
b- R:
c- B) A sobrecarga de trabalho doméstico e de funções de cuidado também pode atrapalhar o
desempenho de mulheres que conseguiram adotar modalidades remotas de trabalho.
d- R:
e-
f- C) Por esse motivo, a conjuntura resultante da pandemia provavelmente penalizará de forma
desproporcional muitas trabalhadoras, que podem ser mais mal avaliadas e mesmo demitidas.
g- R:
h-
i- D) “A medida que o tempo passa a gente espera cada vez mais casos de negros, justamente por
causa da discriminação. O coronavírus entrou no país entre as classes econômicas mais altas. O
número absoluto é uma consequência desse processo. Daqui a pouco os números devem aumentar e
ter mais casos nas comunidades mais vulneráveis e com menor estrutura de saneamento básico” –
Marcelo Gomes, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
j- R:
k-
l- E) Os brasileiros que dependem exclusivamente do SUS (Sistema Único de Saúde) são negros,
além disso, eles também são a maioria que apresentam comorbidades como diabetes, tuberculose,
hipertensão e doenças renais crônicas no país – fatores que aumentam o risco de desenvolver uma
versão mais grave da doença.
R:
Atividades sobre artigo de opinião
5-Preencha a tabela abaixo, colocando sua opinião sobre as questões polêmicas e
escrevendo um argumento que sustente sua opinião.
Parabéns, você concluiu a 5ª atividade do 2ºbimestre, isso mostra que você tem foco,
preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser presencial ou a distância,
valoriza e reconhece o trabalho de seus professores.
Caso não consiga por algum motivo responder entre em contato comigo pelo
whatsapp ( 14) 99857-4466- profª Maria Claudia – Língua Portuguesa e
Literatura.
Os links abaixo são para acessar essa mesma atividade, porém, ao acessar o link você
enviará a atividade pelo próprio formulário.
Atividade 1- Acessar o link e responder às questões no forms
Classroom (aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª no whatsapp privado.
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Orientações:
1- Você irá ler os textos que estão no caderno do aluno (ou que serão disponibilizados
pela profª) de acordo com o que a atividade pede, preste atenção nas páginas;
2- As atividades estão disponíveis aqui no blog da escola, Google forms e Classroom
(nesse caso, envio materiais e o acesso ao App é gratuito) sendo possível enviar pelos
próprios aplicativos;
3- - Dúvidas sobre as atividades ou sobre como acessar o Classroom me procure no
grupo de Whatsapp( na segunda-feira atendo no período da tarde, após às 15h30, à noite
depois das 21h, pois organizo e envio as atividades, terça-feira atendo o dia todo na
medida do possível e à noite depois das 21h , na quarta-feira tenho reunião o dia todo,
quinta-feira o dia todo na medida do possível e à noite depois das 21h, sexta- feira no
horário da manhã, porém, todos que me procuram sabem que flexibilizo esses horários
em caso de necessidade.)
4- Os links que envio são das atividades que podem ser acessadas pelo blog, pelo
classroom e pelo grupo do whatsapp.
5- - Acompanhe as aulas online disponíveis no aplicativo/TV CMSP, como complemento.
6- Caso o aluno queira realizar a atividade sem acessar o link, peço que envie as
enviando pelo e-mail.
Atividades para as 3ªs séries A, B(manhã),C, D e E
(noturno)
1-Leia o conceito sobre variações linguísticas (página 113 do caderno
do aluno) para aprofundar seus conhecimentos, lembrando
que no
ENEM, no vestibular e na AAP esse é um conteúdo bastante cobrado.
Pesquise sobre as variedades linguísticas se tiver dificuldade- https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/variacoes-linguisticas.htm
Leia o texto e responda à questão 2.
Só há uma saída para a escola se ela quiser ser mais bem-sucedida: aceitar a mudança da língua como um fato. Isso deve significar que a escola deve aceitar qualquer forma de língua em suas atividades escritas? Não deve mais corrigir? Não!
Há outra dimensão a ser considerada: de fato, no mundo real da escrita, não existe apenas um português correto, que valeria para todas as ocasiões: o estilo dos contratos não é o mesmo dos manuais de instrução; o dos juízes do Supremo não é o mesmo dos cordelistas; o dos editoriais dos jornais não é o mesmo dos cadernos de cultura dos mesmos jornais. Ou do de seus colunistas.
(POSSENTI, S. Gramática na cabeça. Língua Portuguesa, ano 5, n. 67, maio 2011 – adaptado).
Questão 2- Sírio Possenti defende a tese de que não existe um único “português correto”. Assim sendo, o domínio da língua portuguesa implica, entre outras coisas, saber
a) descartar as marcas de informalidade do texto.
b) reservar o emprego da norma padrão aos textos de circulação ampla. c) moldar a norma padrão do português pela linguagem do discurso jornalístico. d) adequar as formas da língua a diferentes tipos de texto e contexto. e) desprezar as formas da língua previstas pelas gramáticas e manuais divulgados pela escola.
Questão 3– Leia o fragmento do texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade:
Antigamente
Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé de alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio.
Com base nos estudos de variantes linguísticas, compreende-se que a variante apresentada no fragmento é a:
a) geografia. b) histórica. c) estilística. d) social. e) geográfica e a social.
Questão 4– Leia e analise o poema a seguir. Depois use V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Manuel Bandeira escreve:
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo Língua certa do povo Por que ele é fala gostoso o português do Brasil. Ao passo que nós O que fazemos É macaquear A sintaxe lusíada.
a) ( ) Nos versos 6, 7 e 8, Bandeira critica e denuncia o desapreço às formas populares de expressão.
b) ( ) Língua certa do povo e A sintaxe lusíada representam no poema os níveis de fala, ou seja, os modos variados de um indivíduo usar a língua, de acordo com o meio sociocultural em que ele vive.
c) ( ) Os versos 1 e 2 buscam retratar a forma como o falante adquire a linguagem culta; primeiramente por meio do contato com as pessoas próximas e depois a aprimorando com a leitura de jornais e livros.
d) ( ) O verso 8 estabelece uma relação com a língua portuguesa falada em Portugal.
e) ( ) O gostoso português do Brasil, no texto, faz uma referência à língua padrão usada hoje pelos brasileiros.
Questão 5–
A linguagem da tirinha revela:
a) o uso de expressões linguísticas e vocabulário próprios de épocas antigas.
b) o uso de expressões linguísticas inseridas no registro mais formal da língua.
c) o caráter coloquial expresso pelo uso do tempo verbal no segundo quadrinho.
d) o uso de um vocabulário específico para situações comunicativas de emergência.
e) a intenção comunicativa dos personagens: a de estabelecer a hierarquia entre eles.
Leia o texto abaixo para responder às questões seguintes:
Alguém já escreveu que a internet é um instrumento democrático. Tomada ao pé da letra, essa afirmação é falsa. Eu gostaria de corrigi-la, acrescentando: a internet é um instrumento potencialmente democrático. Para fazer uma pesquisa navegando na web, precisamos saber como dominar os instrumentos do conhecimento: em outras palavras, precisamos dispor de um privilégio cultural, que é ligado ao privilégio social. As escolas precisam da internet, mas a internet precisa de uma escola onde o ensino real acontece. A internet não apenas faz referência aos livros, mas pressupõe livros. A leitura fragmentada em palavras e frases isoladas do contexto integral sempre foi parte da leitura de cada um, mas o livro é o instrumento que nos ensina a dominar a extraordinária velocidade da internet – para ser capaz de usá-la, você precisa aprender a "ler devagar". Não consigo imaginar que alguém possa aprender sozinho, sem modelos, a prática profundamente artificial da leitura lenta. Daí a internet pressupor não apenas os livros, mas também aqueles que ensinam a ler livros – ou seja, professores em carne e osso. Fonte: Adaptado de Carlo Ginzburg, A internet é um instrumento potencialmente democrático. Unicamp 2019. Disponível em: . Acesso em: 28 de maio de 2020.
( vale 2 pontos)Questão 6. De que argumentos o autor se vale para refutar a afirmação de que a internet é um instrumento democrático?
Questão7. Explique por que a internet pressupõe "professores em carne e osso" e livros.
8-(Enem 2011)
O tema da velhice foi objeto de estudo de brilhantes filósofos ao longo dos tempos. Um dos melhores livros sobre o assunto foi escrito pelo pensador e orador romano Cícero: A Arte do Envelhecimento. Cícero nota, primeiramente, que todas as idades têm seus encantos e suas dificuldades. E depois aponta para um paradoxo da humanidade. Todos sonhamos ter uma vida longa, o que significa viver muitos anos. Quando realizamos a meta, em vez de celebrar o feito, nos atiramos a um estado de melancolia e amargura. Ler as palavras de Cícero sobre envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo. (NOGUEIRA, P. Saúde & Bem-Estar Antienvelhecimento. Época. 28 abr. 2008.)
Questão 8-O autor discute problemas relacionados ao envelhecimento, apresentando argumentos que levam a inferir que seu objetivo é:
a. Esclarecer que a velhice é inevitável.
b. Contar fatos sobre a arte de envelhecer.
c. Defender a ideia de que a velhice é desagradável.
d. Influenciar o leitor para que ele lute contra o envelhecimento.
e. Mostrar às pessoas que é possível aceitar, sem angústia, o envelhecimento.
Questão 9. (Enem 2010) O dia em que o peixe saiu de graça
Uma operação do IBAMA para combater a pesca ilegal, na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins, incinerou 110 quilômetros de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade econômica da região, a medida visa preserva-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade. (Época. 23 mar. 2009 - adaptado).
A notícia, do ponto de vista de seus elementos constitutivos:
a. Apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
b. Tem um título que resume o conteúdo do texto.
c. Informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
d. Dirige-se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do IBAMA.
e. Introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.
Parabéns, você concluiu a 4ªatividade do 2ºbimestre, isso mostra que você tem foco, preocupa-se com seus estudos independente do ensino ser presencial ou a distância, valoriza e reconhece o trabalho de seus professores.
Caso não consiga por algum motivo responder entre em contato comigo pelo whatsapp ( 14) 99857-4466- profª Maria Claudia – Língua Portuguesa e Literatura.
Os links abaixo são para acessar essa mesma atividade, porém, ao acessar o link você enviará a atividade pelo próprio formulário.
Atividade 1- Acessar o link e responder às questões no forms
Classroom (aceitar o convite pelo e-mail institucional que é o seu RA+@al ), ou falar com a profª no whatsapp privado.
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ATIVIDADES
Atividade 1- Acessar
o link e responder às questões no forms
3E
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
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ATIVIDADES
Atividade 1- Acessar o link e responder às questões no forms
3C
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