terça-feira, 15 de dezembro de 2020

ARTE

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 18/12/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 14/12 a 18/12/2020

 

 

Queridos alunos, o final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar a nota !

É imprescindível que façam as atividades postadas no blog da escola ou no classroom.

Qualquer dúvida que tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV.

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 11/12/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 07/12 a 11/12/2020

 

 

Queridos alunos, o final do ano se aproxima, vamos fazer as atividades atrasadas para recuperar a nota !

É imprescindível que façam as atividades postadas no blog da escola e no classroom.

Qualquer dúvida que tenham, estarei à disposição de vocês pelo watts PV.

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 07/12/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 30/11 a 07/12/2020

 

Modernismo – A Arte do Séc. XX

 

O marco simbólico do modernismo no Brasil foi a Semana de Arte Moderna de 22.

 

Faça uma pesquisa sobre a Semana de 22 respondendo as questões abaixo:

1 – Onde e quando foi realizada a Semana de Arte Moderna ou Semana de 22?

2 - Qual era a intenção dos artistas em promover essa semana de exposição?

3 – Quais foram os artistas que participaram dessa semana?

4 – Nas artes plásticas as imagens abandonaram totalmente o realismo. Como eram essas imagens?

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 23/11 a 27/11/2020

 

Modernismo – A Arte do Séc. XX

 

O século XX, sem dúvida foi um dos períodos mais agitados da história. Um século de grandes descobertas, tragédias e conquistas importantes. Tudo isso acontecendo e sendo divulgado pelos meios de comunicação, influenciando assim o artista moderno que a tudo vê com seu olhar sensível e passa a se expressar influenciado por esse mundo conturbado que o rodeia.

 

Atividade:

Pesquisar sobre o “Modernismo no Brasil” destacando os itens abaixo:

- Contexto histórico

- Característica- Principais artistas

- Quais as três fases do Modernismo

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 09/11/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 09/11 a 13/11/2020

 

Expressionismo:

O termo Expressionismo pode ser aplicado em qualquer momento da história da arte para designar a obra que abandona as ideias tradicionais e expressa as emoções do artista através de deformações e exageros de forma e cor. Nesse sentido, podemos chamar de expressionista o artista que dá importância aos sentimentos e às reações humanas diante de fatos da vida.

O artista expressionista não retrata apenas o que ele vê, retrata principalmente o que ele sente em relação ao fato que está presenciando, podendo para isso até deformar figuras.

O principal artista desse movimento foi o norueguês Edvard Munch com a obra “O Grito”

 

Atividade:

Fazer uma análise da obra “O Grito” de Edvard Munch

Sugestão para a atividade: Pesquisar no site: www.todamateria.com.br

 

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

PRAZO DE ENTREGA

 

Até dia 06/11/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom

 

 

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 03/11 a 06/11/2020

 

O Impressionismo é um movimento das artes que surgiu na França no século XIX, sendo Claude Monet um dos principais artistas impressionistas.

 

Nas pinturas impressionistas percebemos que as figuras não possuem contornos nítidos e que, em sua grande maioria, são pinturas feitas ao ar livre.

 

Atividade:

Observe uma obra impressionista qualquer ou a sugerida no link abaixo, perceba as características impressionistas nessa imagem. Faça o desenho de uma paisagem com as características do impressionismo.

https://arteeartistas.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Impress%C3%A3o-Sol-Nascente.-Claude-Monet.jpg

 

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 26/10 a 30/10/2020

 

O Impressionismo é um movimento das artes que surgiu na França no século XIX, sendo Claude Monet um dos principais artistas impressionistas.

 

Nas pinturas impressionistas percebemos que as figuras não possuem contornos nítidos e que, em sua grande maioria, são pinturas feitas ao ar livre.

 

Atividade:

Observe uma obra impressionista qualquer ou a sugerida no link abaixo, perceba as características impressionistas nessa imagem. Faça o desenho de uma paisagem com as características do impressionismo.

https://arteeartistas.com.br/wp-content/uploads/2017/01/Impress%C3%A3o-Sol-Nascente.-Claude-Monet.jpg

 

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 19/10 a 23/10/2020

 

Impressionismo:

As pinturas impressionistas estão entre as obras de arte que mais de imediato agradam ao olho moderno. Qualquer pessoa que gosta de pintura, seja estudioso, seja visitante de galerias, sente-se à vontade em sua presença. Elas representam o lado agradável da vida – excursões e amigos, passeios no campo, viagens em rios, etc. O estilo impressionista parece tão natural, tão verdadeiro, que é difícil pensar nele como revolucionário.

A atração do impressionismo e suas limitações se confundem. Trata-se de uma visão de mundo simplesmente como o vemos, não como o pensamos ou sentimos; uma visão de superfície imediata e enganadora, na qual as formas sólidas se dissolvem num banho de cores. Monet, sua maior expressão, desejava pintar o que ele imaginava que um cego veria se recuperasse repentinamente a visão.

 

Atividade:

 

Fazer uma pesquisa sobre o impressionismo, destacando:

- Contexto social.

- Principais características.

- Principais artistas

- Principais obras

- Nome da obra que deu origem ao Impressionismo. Justifique.

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 13/10 a 16/10/2020

 

FAUVISMO

Nos primeiros anos do século XX, um grupo de artistas, entre eles Henri Matisse (1869 – 1954) passou a usar a cor como o elemento mais importante da obra de arte.  Para eles, o desenho, as linhas e a perspectiva ficavam em segundo plano, pois tinham como princípio a simplificação das formas e o uso das cores puras, tal como estão no tubo de tinta.

Henri Matisse chegava a dizer que procurava pintar com a pureza de uma criança ou de um selvagem que usam a cor apaixonadamente. Em 1905 no Salão de Outono em Paris, o crítico de Arte Louis Vauxcelles, ao observar os quadros tão agressivamente coloridos, os chamou de feras (fauves, em francês), dando origem ao termo Fauvismo.

Os artistas fauvistas usavam as cores puras, sem misturá-las, de maneira instintiva e não intelectual.

O Fauvismo influenciou toda a arte, desde o início do século XX até a atualidade.

 

Atividade:

Observe a obra “A Dança” de Henri Matisse no link abaixo:

https://www.saiacomarte.com/wp-content/uploads/2017/02/Matisse-the-Dance-1024x685.jpg

Perceba as características do movimento fauvista: a simplificação das formas (não há detalhes, as imagens são estilizadas), o uso exagerado das cores, a imagem em único plano, a ausência de perspectiva.

- Fazer uma composição visual (bem simples) com as mesmas características do Fauvismo.

 

 

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

         ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 28/09 a 02/10/2020

 

Op Arte

 

A Op. Arte é uma modalidade artística, que tem como objetivo criar a ilusão de movimento, interagindo com o observador. Como grande parte dos movimentos artísticos, ela também passou por vários estágios evolutivos através dos tempos.

A história deste movimento passa por um longo processo: começa na antiguidade, no bojo das teorias da geometria e prossegue pela influência dos desenhos decorativos da cultura islâmica

Apesar de conceitos tão antigos como a geometria, que está presente na essência e no movimento da Op Arte, existe uma grande influência também de conceitos modernos.

Dentro das bases conceituais, a geometria ocupa lugar de destaque assumindo um papel fundamental no desenvolvimento Op Art: ela, na verdade, é a alma do movimento.

O termo Op Art, foi criado em 1965, que em português quer dizer arte ótica.

Os artistas envolvidos com essa vertente realizam pesquisas que privilegiam efeitos óticos, em função de um método ancorado na interação entre ilusão e superfície plana, entre visão e compreensão. Dialogando diretamente com o mundo da indústria e da mídia (publicidade, moda, design, cinema e televisão), os trabalhos da op art enfatizam a percepção a partir do movimento do olho sobre a superfície da tela. Nas composições - em geral, abstratas - linhas e formas seriadas se organizam em termos de padrões dinâmicos, que parecem vibrar, tremer e pulsar.

O artista que mais se destaca e desenvolve os conceitos da Op Art é Victor Vasarely.




 

Atividade: Produzir uma obra com as características da Op Art, você pode ampliar parte da obra de modelo ou observar imagens de obras da Op Art no google imagens e escolher uma para reprodução.

 

Manter uma cópia do texto explicativo no caderno.

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

ATIVIDADES

 

Atividade da semana de 21/09 a 25/09/2020

 

Referente a aula do CMSP

Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a aula.

 

3série EM

Discutindo a proposta e elaborando o Projeto com os estudantes Artes Visuais

https://www.youtube.com/ watch?v=4pZM-cMNkUs

 

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

 

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

 


ATIVIDADES

Atividade da semana de 14/09 a 18/09/2020

Referente a aula do CMSP de sexta feira dia 11/09/2020
(para quem não assistiu, segue o link abaixo)
Fazer um resumo de 10 linhas de uma parte da aula que mais te chamou atenção, ou as perguntas e suas respostas que o professor questiona durante a aula.

3ª Série EM – Arte: Discutindo a proposta e elaborando o projeto com os estudantes – Música – 11/09/2020 https://www.pebsp.com/videos/3a-serie-em-arte-discutindo-a-proposta-e-elaborando-o-projeto-com-os-estudantes-musica-11-09-2020/


Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno

PRAZO DE ENTREGA
Até dia 18/09/2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

ATIVIDADES

Atividade da semana de 08/09 a 11/09/2020

Abstracionismo

A pintura abstrata caracteriza-se pela ausência de relação imediata entre as formas e as cores representadas e as formas e as cores reais. Assim, uma tela abstrata não representa a realidade
O abstracionismo informal expressa os sentimentos e as ideias do artista, e este, com total liberdade de expressão, utiliza cores e formas de maneira espontânea.

Atividade:
Produzir uma “obra” abstrata informal, solte sua imaginação... Produza uma obra bem espontânea, que seja visualmente agradável!

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADES

Atividade da semana de 31/08 a 04/09/2020

Abstracionismo

Continuando com o Abstracionismo Geométrico...

Nessa vertente do abstracionismo as figuras possuem formas e cores organizadas e a base da composição são linhas e figuras geométricas.

Atividade:
Fazer uma composição visual Abstrata Geométrica, composta por linhas e formas geométricas: quadrados, retângulos, triângulos e círculos. As formas devem ser organizadas e equilibradas, compondo uma obra alegre e colorida.
Lembrando que as formas geométricas devem ser feitas com régua e compasso, jamais à mão livre.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES

Atividade da semana de 17/08 a 21/08/2020

Abstracionismo

Na pesquisa que vocês fizeram, aprenderam que o principal artista do abstracionismo geométrico foi o pintor Piet Mondrian. O artista exibia composições nas quais as cores apresentadas são as cores primarias, dispostas em figuras quadradas e retangulares delimitadas por nítidos traços pretos.

Atividade:
Fazer uma composição visual (de mais ou menos 19cm x 12cm) inspirada nas obras de Piet Mondrian, com as mesmas características (formas e cores) que o artista usava.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADES

Atividade da semana de 10/08 a 14/08/2020

Abstracionismo

Abstracionismo, ou arte abstrata, é um estilo artístico moderno das artes visuais que prioriza as formas abstratas em detrimento das figuras que representam algo da nossa própria realidade.
Dessa forma, podemos dizer que esse tipo de arte é uma obra “não representacional”, ao contrário da arte figurativa, expressa por meio de figuras que retratam a natureza.

Atividade:
Pesquisar e anotar no caderno sobre o Abstracionismo e suas vertentes: Abstracionismo geométrico e abstracionismo informal, destacar o contexto histórico, as características e os principais artistas.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.


 
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Atividade da semana de 03/08 a 07/08/2020



A Dança e a Tecnologia :
A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias.
A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou para o público.
Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o público.

Atividade:
Leia a letra da música a seguir, assista ao vídeo disponível no link abaixo e responda às questões:

Homem com H
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobisomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é home'
Porque eu sou é home'
Menino eu sou é home'
Menino eu sou é home'
E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobisomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é home'
Porque eu sou é home'
Menino eu sou é home'
Menino eu sou é home'
Quando eu estava prá nascer
De vez em quando eu ouvia
Eu ouvia a mãe dizer
Ai meu Deus como eu queria
Que essa cabra fosse home'
Cabra macho prá danar
Ah! Mamãe aqui estou eu
Mamãe aqui estou eu
Sou homem com H
E como sou
Nunca vi rastro de cobra
Nem couro de lobisomem
Se correr o bicho pega
Se ficar o bicho come
Porque eu sou é home'
Porque eu sou é home'
Menino eu sou é home'
Menino eu sou é home'
E como…

1 – Você conhece a pessoa que aparece cantando/dançando no vídeo? Sabe algo sobre ela? O que chama a atenção em sua atitude?
2 – Para você é estranha a atitude do artista? Por que?
3 – De que fala a música?
4 – Essa música foi gravada por Ney Matogrosso, artista que aparece no vídeo. Que relações você vê entre a música e a atitude e figurinos do cantor?

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.





                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

Atividade da semana de 27/07 a 31/07/2020

Para essa semana, vocês devem colocar as atividades em dia e entregar até quarta-feira, para fechamento da nota do bimestre.

Para os alunos que estão em dia com as atividades estou disponível para esclarecimento de dúvidas.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
PRAZO DE ENTREGA
Até dia 24/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom


Teatro Mágico – música, dança e teatro
Hoje, o artista utiliza cada vez mais as múltiplas linguagens para se expressar e dialogar com o seu público. A fronteira entre música, dança, teatro e artes visuais já não são tão rígidas, no mesmo espetáculo podemos ter todas essas formas de arte e ainda vídeos e muitos efeitos especiais que utilizam recursos tecnológicos. O grupo Teatro Mágico utiliza várias linguagens artísticas em seus shows, como, música, circo, poesia, teatro e outras mais que a imaginação possa criar.

Assista ao vídeo abaixo de uma apresentação do grupo Teatro Mágico e faça uma pesquisa na internet para conhecer melhor esse grupo.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas através do WattsApp PV ou Classroom.

Orientação: Manter uma cópia no seu caderno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade da semana de 13/07 a 17/07/2020

Agora que você já sabe como eram as danças: primitiva, Milenar, da Idade Média, no Renascimento e no Romantismo, que tal conhecer a evolução que a dança teve a partir do Modernismo?

Faça uma pesquisa na internet sobre a Dança Moderna e Dança Contemporânea.

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos

PRAZO DE ENTREGA
Até dia 17/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom


Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA
Até dia 10/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Clasroom

ATIVIDADES

Atividade da semana de 06/07 a 10/07/2020

História da dança
Dançar, dançar, dançar...basta querer, é só começar! A dança é uma das expressões artísticas mais antigas. Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento. A dança tem história e essa história acompanha a evolução das artes visuais, da música e do teatro.
Atividade:
Faça uma breve pesquisa sobre a evolução da dança:
- Dança primitiva
- Dança milenar
- Dança na idade média
- Renascimento
- Romantismo

Obs.: As atividades devem ser feitas no caderno e enviadas por fotos ou digitalizadas

Orientações: Manter uma cópia no seu caderno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADES

Queridos alunos,

você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.

Para que eu possa perceber o que vocês sabem sobre os profissionais e as profissões ligadas à Dança e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção de espetáculos, responda as questões abaixo:

1. Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?
2. Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais? 3. O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos? 4. Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você   considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador.

Obs. Manter uma cópia no seu caderno.


PRAZO DE ENTREGA
Até dia 03/07//2020 – pelo WhatsApp PV da professora ou pelo Google Classroom
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES

Queridos alunos,

você vai ampliar seus conhecimentos sobre a Linguagem da Dança, pesquisando sobre os profissionais e as profissões contemporâneas que dialogam com a dança, e como o uso da tecnologia e das mídias digitais mudou a produção de espetáculos. Talvez a dança não esteja diretamente ligada à profissão que você almeja, mas estudando esta linguagem da arte você poderá ser estimulado a reconhecer a sua importância nas outras áreas de sua vida, ampliando assim as expectativas profissionais nesse campo.

Para que eu possa perceber o que vocês sabem sobre os profissionais e as profissões ligadas à Dança e como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção de espetáculos, responda as questões abaixo:

1. Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?
2. Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais? 3. O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos? 4. Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você   considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador.

Obs. Manter uma cópia no seu caderno.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06

Agora que vocês já sabem que os artistas da Pop Art, usavam como fonte de inspiração, o cotidiano, os objetos de uso diário, as sucatas, as embalagens, etc. e que esses artistas não só se preocupavam em aproximar a arte do dia a dia das pessoas como também alertá-las para a futilidade do consumismo.
Atividade: Escolha um rótulo de um produto qualquer, uma embalagem ou parte dela ou apenas um logotipo. Cole no seu caderno e de continuidade a esse desenho, faça com que ele perca a finalidade de propaganda e apenas faça parte da sua criação.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06


ATIVIDADES


Dando continuidade à Arte do Século XX, fazer uma pesquisa sobre o movimento “Pop Arte”, nessa pesquisa procure destacar:
- Contexto histórico
- Características
- Principal artista
- Principais obras




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES
Queridos alunos,

Atendendo às solicitações de prorrogação do prazo de entrega das atividades propostas, informo que nesta semana não postarei novas atividades. Dessa forma, os alunos que ainda não enviaram suas atividades, tem prazo até o dia 27/05.
Bom trabalho a todos !

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES


Surrealismo – continuação...
Queridos alunos,

Atendendo às solicitações de prorrogação do prazo de entrega das atividades propostas, informo que nesta semana não postarei novas atividades. Dessa forma, os alunos que ainda não enviaram suas atividades, tem prazo até o dia 22/05, sexta-feira.
Bom trabalho a todos !
Obs. Manter uma cópia no seu caderno.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Surrealismo

Surrealismo – continuação...
Conforme a pesquisa que fizeram, o Surrealismo foi um movimento artístico e literário que valorizava a psicanálise. Os artistas desse período exploravam as imagens do inconsciente, dos sonhos e da imaginação.

Atividade: Tendo como base as imagens surrealistas, crie a sua imagem surreal. Consulte a internet para se inspirar e tomar como base.

Obs. Manter uma cópia no seu caderno.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05




Surrealismo
Movimento artístico e literário que surgiu na França nos anos 20. Fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Freud, enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Defende que a arte deve libertar-se das exigências da lógica e expressar o inconsciente e os sonhos, livre do controle da razão e de preocupações estéticas ou morais.
O principal artista desse período foi Salvador Dalí, uma pessoa polêmica, difícil, cheia de medos e neuroses.
Atividade:
Fazer uma pesquisa sobre o artista Salvador Dalí, destacando suas curiosidades.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05


Atividades sobre o Cubismo - Continuação

Conforme a leitura que fizeram da obra “Guernica” de Pablo Picasso (acima), vocês perceberam que a obra foi uma resposta aos horrores da guerra civil espanhola. No dia 1º de maior de 1937, Picasso recebeu uma terrível notícia: aviões alemães haviam bombardeado a aldeia de Guernica, na Espanha, num horário em que as ruas estavam cheias de gente. De origem espanhola, o artista reage imediatamente e se põe a trabalhar. Um mês depois, termina essa obra imensa, de oito metros de largura. Picasso não descreve o bombardeio, prefere utilizar símbolos, as cores preto, branco e cinza, cores do luto e da morte.

Atividade: Com base na reflexão sobre a obra construa a sua “Guernica” utilizando temas da atualidade. Pense nas várias notícias que ouvimos e lemos diariamente que retratam ações violentas ou nos causam medo.
Essa atividade deverá ser feita com colagem de imagens ou manchetes de jornais ou revistas (figuras e textos). Colem de uma forma criativa, transforme a sua colagem em uma obra. Produza uma Guernica contemporânea (atual).

Obs.: Essa atividade poderá ser realizada individualmente ou em dupla, porém o texto deve estar no caderno de todos pois usaremos posteriormente.- Dando continuidade ao período da Arte "Cubismo"...

- Pesquisar sobre a obra "Guernica" de Pablo Picasso.

- Fazer a leitura dessa obra: Contexto histórico, características, significado das imagens (por se tratar de uma obra simbólica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário