quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

FILOSOFIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

Atividade - Avaliativa

 

Temos dois recados importantes pra você!

 1o Recado!

⚠️ATENÇÃO ESTUDANTES⚠️

Já está disponível na SED a 2a Etapa da Avaliação Diagnóstica de Retorno, não deixe de fazer a sua! Acesse a prova: https://sed.educacao.sp.gov.br/

Essa avaliação é de grande importância para a recuperação das aprendizagens de vocês estudantes.

 

2o Recado!

Nessa semana de 14 a 18-12-2020 todas as atividades do Google Classroom ou do blog (de todos os bimestres) poderão ser realizadas e enviadas para o seu professor no e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, não fique de fora dessa, aproveite e conclua o ano com tranquilidade e garanta sua nota!

 

Boa semana!

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12


Atividade - Avaliativa

 

Temos dois recados importantes pra você!

 1o Recado!

⚠️ATENÇÃO ESTUDANTES⚠️

Chegaram as últimas avaliações na escola: a Avaliação Diagnóstica de Retorno.

Essa avaliação é de grande importância para a recuperação das aprendizagens de vocês estudantes.

 

➡️TODOS deverão retirá-las na escola entre os dias 7 à 14 de dezembro.

 

➡️Horário: das 8h00 às 21h00.

 

🔴 Importante: Realizem as provas e enviem a foto  da folha de respostas (primeira folha) para o/a seu/sua professor (a) de língua portuguesa e de matemática até, impreterivelmente, o dia 14 (próxima segunda-feira).

❓Dúvidas?

Entrem em contato com os professores de língua portuguesa/ matemática

 

2o Recado!

Nessa semana de 07 a 11/12/2020 todas as atividades do Google Classroom ou do blog (de todos os bimestres) poderão ser realizadas e enviadas para o seu professor no e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, não fique de fora dessa, aproveite e conclua o ano com tranquilidade e garanta sua nota!

 

Boa semana!

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Não fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com atividades práticas e interativas!

Plataforma Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ5NjMzODY0MTRa

 

PRAZO DE ENTREGA

30/11 a 04-12-2020

 

Atividade - Avaliativa

 

TEMA: VALORES CONTEMPORÂNEOS QUE CERCAM O TEMA DA FELICIDADE E DAS DIMENSÕES PESSOAIS E SOCIAIS DA FELICIDADE

Se puder, leia o código de barra no caderno do aluno nas páginas 96 “A Felicidade - Mônica Dias - Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil”, escute as músicas dos códigos de barra - 5,6,7,8 e 9 da página 97.

OBS: se você não conseguir ler os códigos de barra com o celular, não tem problema, apenas responda as questões abaixo.

 

Responda:

1.    A minha felicidade pode significar a infelicidade do outro?

2.    De onde vem a nossa ideia de felicidade?

3.    Temos pontos de vista acerca da felicidade que podem ser compartilhados por todos?

 

A atividade deverá ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação:

Nome, Número, Série

OBS: Pode ser foto do caderno, arquivo no word ou outro programa de digitação.

Boa semana!

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Não fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com atividades práticas e interativas!

Plataforma Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ5NjMzODY0MTRa

PRAZO DE ENTREGA

 

23 a 30-11-2020

Atividade

 

Leia a página 88 e início da 89 do Caderno de Filosofia/4o Bimestre e escreva se existe diferença entre a Filosofia e a Literatura.

A atividade deverá ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação:

Nome, Número, Série

OBS: Pode ser foto do caderno, arquivo no word ou outro programa de digitação.

Bom estudo!

 

OBS: PREZADO ALUNO,

A AAP - AVALIAÇÃO  PROCESSUAL OCORRERÁ ATÉ  30/11/2020, E CONTINUA  ONLINE!

INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.

Boa semana!

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Não fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com atividades práticas e interativas!

Plataforma Google Classroom: https://classroom.google.com/c/ODQ5NjMzODY0MTRa

 

PRAZO DE ENTREGA

09 a 13-11-2020

 

Atividade

Tempo previsto: 2 Horas/Aula




Olá queridos alunos, na aula passada estudamos o texto: “Ética e Política - um assunto que vale a pena retomar!” em que um dos maiores objetivos era aprofundar o tema sobre a ética e relacioná-lo com a importância de cobrarmos uma postura pública de nossos representantes.

 

Com certeza você já ouviu falar de “esquerda” ou “direita” na política, esse termo surgiu na Revolução Francesa e posteriormente no Império de Napoleão Bonaparte, vamos ler um pequeno trecho que ilustra essa história, retirado do site https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquerda_e_direita_(pol%C3%ADtica)#:~:text=H%C3%A1%

20um%20consenso%20geral%20de,%2Dlibert%

C3%A1rios%2C%20conservadores%2C%20reacion%C3%A1rios%2C:

“Os termos "esquerda" e "direita" apareceram durante a Revolução Francesa, de 1789, e o subsequente Império de Napoleão Bonaparte, quando os membros da Assembleia Nacional se dividiam em partidários do rei à direita do presidente e simpatizantes da revolução à sua esquerda. Um deputado, o Barão de Gauville explicou: "Nós começamos a reconhecer uns aos outros: aqueles que eram leais à religião e ao rei (imperador) ficaram sentados à direita, de modo a evitar os gritos, os juramentos e indecências que tinham rédea livre no lado oposto." No entanto, a direita pôs-se contra a disposição dos assentos porque acreditavam que os deputados deviam apoiar interesses particulares ou gerais, mas não formar facções ou partidos políticos. A imprensa contemporânea, ocasionalmente, usa os termos "esquerda" e "direita" para se referir a lados opostos ou que se opõem. Ao longo do século XIX na França, a principal linha divisória de Esquerda e Direita foi entre partidários da República e partidários da Monarquia.

Quando a Assembleia Nacional foi substituída em 1791 por uma Assembleia Legislativa, composta inteiramente por novos membros, as divisões continuaram. Os "Inovadores" sentavam-se do lado esquerdo, os "moderados" reuniram-se no centro, enquanto que os "defensores da consciência da Constituição" encontraram-se sentado à direita (onde os defensores do Ancien Régime se sentavam anteriormente). Quando a Convenção Nacional seguinte se reuniu em 1792, a disposição dos assentos continuou, mas após o golpe de Estado de 2 de Junho de 1793 e a prisão dos Girondinos, o lado direito do conjunto ficou deserto e os membros restantes que se haviam lá sentado mudaram-se para o centro. Todavia, após o 9 Termidor de 1794 os membros da extrema-esquerda foram excluídos e o método de cadeiras foi abolido. A nova Constituição incluiu regras para a assembleia que iria "acabar com os grupos do partido. No entanto, após a Restauração em 1814–1815 clubes políticos foram novamente formados. A maioria de ultra-monarquistas escolheram sentar-se à direita. Os "constitucionais" sentaram-se no centro, enquanto os independentes sentaram-se do lado esquerdo. Os termos extrema-direita e extrema-esquerda, bem como de centro-direita e centro-esquerda, chegaram a ser usados para descrever as nuances da ideologia de diferentes seções da montagem. Os termos "esquerda" e "direita" não foram usados ​​para se referir a uma ideologia política, mas apenas à localização das cadeiras no Legislativo. Depois de 1848, os principais campos opostos eram os democrático-socialistas La Montagne e os "reacionários" que usaram bandeiras vermelhas e brancas para identificar sua filiação partidária.

Com o estabelecimento da Terceira República em 1871 os termos foram adaptados pelos partidos políticos: a esquerda republicana, o centro-direita, centro-esquerda (1871), a extrema-esquerda (1876) e a esquerda radical (1881). A partir do início do século XX, os termos Esquerda e Direita passaram a ser associados a ideologias políticas específicas e foram usados para descrever crenças políticas dos cidadãos, substituindo gradualmente os termos "vermelhos" e "reação" ou "republicanos" e "conservadores". Em 1914, a metade esquerda da legislatura foi composta por socialistas unificados, republicanos socialistas e radicais socialistas, enquanto os partidos que foram chamados de "esquerda" agora se sentam do lado direito.

Havia assimetria na utilização dos termos direita e esquerda pelos lados opostos. A Direita principalmente negou que o espectro Esquerda-Direita fosse significativo porque o viam como artificial e prejudicial à unidade. A Esquerda, no entanto, buscando mudar a sociedade, promoveu a distinção.[19] Como Émile Chartier observou em 1931, "Quando as pessoas me perguntam se há divisão entre partidos de direita e partido de esquerda, homens da direita e homens de esquerda, se ainda faz sentido, a primeira coisa que me vem à mente é que a pessoa que faz a pergunta não é, certamente, um homem de esquerda".

Na França, a Esquerda tem sido chamada de "o partido do movimento" e a Direita de "o partido da ordem."

Os termos esquerda e direita vieram a ser aplicados na política britânica durante as Eleições gerais de 1906, que viu o Partido Trabalhista emergir como uma terceira força e no   final de 1930 em debates sobre a Guerra Civil Espanhola.

Marx no Manifesto do Partido Comunista, afirma que a classe média pertencia à direita.

"classe média — pequenos comerciantes, pequenos fabricantes, artesãos, camponeses — combatem a burguesia porque esta compromete sua existência como classes médias. Não são, pois, revolucionárias, mas conservadoras; mais ainda, reacionárias, pois pretendem fazer girar para trás a roda da história".

Críticas

Existem, entretanto, críticas consideráveis e consistentes ​​sobre a "simples - redução" da política num simples "Eixo - esquerda-direita". Alguns cientistas políticos têm sugerido que a classificação de "esquerda" e "direita" perdeu seu significado no mundo moderno. Embora esses termos continuem a ser utilizados, eles defendem um espectro mais complexo que tenta combinar as dimensões políticas, econômicas e sociais.[26] O jornalista Eric Dupin observou que os termos "direita" ou "esquerda" são cada vez menos relevantes na arena pública. Mesmo no seio da população, os reflexos ideológicos são certamente menos acentuados do que antes, e as diferentes visões do mundo e da sociedade já não podem expressar-se claramente no contexto habitual da polarização esquerda-direita.[27] Friedrich Hayek sugere que é errado ver o espectro político como uma linha (Eixo), com os chamados "revolucionários" à esquerda do Rei e/ou Imperador, os conservadores à direita e os liberais no meio. Ele posiciona cada grupo, no canto de um triângulo.[28]

Para o pensador italiano Norberto Bobbio o pós-União Soviética foi seguido com o aparecimento de algumas linhas que apontavam o fim da dicotomia direita-esquerda, mas Bobbio no livro Direita e Esquerda - razões e significados de uma distinção política, publicado em 1996, discordou de argumentos que preconizavam a perda de influência da polaridade direita-esquerda. No estudo de Bobbio as forças de direita e esquerda existiam e moviam a política e todas as relações de poder e cultura de boa parte do planeta na década de 1990.[29]

Há acadêmicos que apontam, inclusive, que em alguns casos a simples dicotomia entre direita/esquerda pode ser antidemocrática, como é o caso de Mateus Henrique de Faria Pereira:

A guerra de memória, quando se divide entre um combate entre “esquerdistas” e “direitistas”, aceita diversos pressupostos da lógica autoritária. No entanto, a democracia não pode ser “conquistada” por nenhuma ideologia: a democracia pressupõe a intensificação da pluralidade, do justo, da simetria e do dissenso  de Faria Pereira.

 

ATIVIDADE

Você acredita que é válido, ainda nos dias de hoje, tratar a política com a nomenclatura “esquerda” ou “direita”? Comente segundo o texto.

 

Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br em forma de arquivo ou foto do caderno.

Boa semana!

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Atividade

Tempo previsto: 2 Horas/Aula




Ética e Política - um assunto que vale a pena retomar!

Antes de adentrarmos no assunto, vamos ler o significado da palavra “ética” em um dicionário:

parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

Caso queira saber da página em que eu consultei a resposta, retirei da página da internet: https://www.google.com/search?q=%C3%A9tica+significado&oq=%C3%89tica&aqs=chrome.

4.69i57j35i39l2j0i433l3j46j0.3428j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

Também pesquisei em um site interessante (https://abstracta.pro.br/etica/) sobre a Ética e inseri aqui embaixo para você poder estudar:

 

Ética é uma palavra que vem do termo grego ethos, que quer dizer “bom costume” ou “aquele que possui caráter”.

Ética é uma área da filosofia que se dedica a estudar, entender e postular a respeito de assuntos morais.

Em termos mais práticos, a ética é a área da filosofia que estuda as condutas do ser humano em sociedade. Comportamentos éticos são aqueles comportamentos considerados corretos, que não ferem a lei, o direito de outra(s) pessoa(s) ou qualquer espécie de juramento feito anteriormente. Por esses motivos é comum ouvir expressões como ética médica, ética jurídica, ética empresarial, ética governamental, ética pública etc.

 

A ética pode parecer ser semelhante a lei, mas nem tanto. Certamente, todas as leis deveriam ser regidas por princípios éticos. Mas a ética em si tem a ver com a conduta de um cidadão frente a seus semelhantes, é uma questão de respeito pela vida, patrimônio e bem estar próprio e alheio. Ética é questão de honestidade e de retidão de caráter. A lei não cobre todos os princípios éticos e nem toda atitude antiética é criminosa. Por exemplo, a mentira é algo antiético, mas mentir em si não é considerado crime.

 

Uma das mais importantes contribuições para a área da filosofia ética deve-se a Aristóteles e seu livro “Ética a Nicômaco”. Este livro, na verdade, é uma coletânea composta por dez livros. Nestes livros, Aristóteles mostra-se preocupado com a educação e com a felicidade de seu filho. Através deste pretexto, o filósofo desenvolve um livro que leva os leitores a refletirem a respeito de suas ações, buscando pensar de forma racional e buscar a felicidade: tanto a individual quanto a coletiva.

A ética, para Aristóteles é parte da política e precede a política: para que haja política é preciso que, antes, exista a ética.

Na filosofia de Aristóteles, agir com ética é fundamental para alcançar a felicidade, tanto a individual quanto a coletiva. A felicidade à qual o filósofo se refere não tem a ver com paixões, riquezas, prazeres ou honrarias, mas sim com uma vida de virtudes, sem pender para nenhum dos extremos.

O livro “Ética a Nicômaco” exerceu grande papel na história da filosofia, pois foi o primeiro tratado escrito a respeito da ação do ser humano em sociedade e ao longo da história da humanidade.

Após Aristóteles, a ética tomou outro rumo durante a Idade Média. Neste período, devido à grande influência da religiosidade da época e dos costumes tanto cristãos quanto islâmicos. Assim, a ética já não era mais a eudaimonia, ou seja, a busca pela felicidade, mas sim a interpretação de preceitos e mandamentos da religião.

 

Durante o período do Renascimento, a filosofia do período pedia a negação dos costumes medievais. Por isso, a ética voltou às suas origens. A preocupação religiosa já não era mais tão constante. A ética havia voltado a dizer respeito à vida em sociedade, à busca da felicidade e a formas de melhor convivência humana. As tradições religiosas foram relegadas a segundo plano e as filosofias clássicas foram retomadas pelos homens renascentistas da época.

 

ÉTICA E MORAL

Ética e moral são tópicos muito próximos, mas não são idênticos. A moral tem a ver com a obediência de leis, normas, regras ou costumes. A moral pode ser religiosa e, nesse caso, se trata da obediência aos mandamentos da religião à qual se pertence.

 

A ética engloba a moral, mas não se restringe a ela. A moral muda de acorda com a época, a sociedade, a cultura na qual se vive. A ética, por sua vez, também engloba questões antropológicas e psicológicas. Um psicopata, por exemplo, pode não ter a mesma noção de ética que as outras pessoas.

 

Ética ainda engloba política, sociologia, pedagogia e outras áreas. A ética é a aplicação da moral e dos costumes, mas com fundamentos da razão, ou seja, é a racionalização da cultura.

 

ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO

Um ponto bastante discutido no Brasil é a ética no serviço público. O ideal é que todos os seres humanos ajam com ética, mas aqueles que trabalham com serviço público são mais observados em suas condutas.

Ao ser eleito para um cargo público, o cidadão carrega a confiança que a sociedade nele depositou e a esperança de que cumpra seu serviço com valores éticos.

Dois cargos públicos que frequentemente se encontram em problemas éticos são os políticos e os policiais.

Os escândalos políticos de corrupção, como mensalão e petrolão, são resultado de atitudes criminosas que ferem a ética e a moral. Os escândalos da polícia, em especial a militar, costumam envolver ações truculentas ou tiros desnecessários, muitas vezes levando à morte de inocentes. Também são ações que ferem a ética e a moral.

Caso os profissionais passem a agir de forma ética, respeitarão mais a sociedade, tanto sua vida como seu patrimônio. Assim, é possível que os escândalos não aconteçam mais.

ATIVIDADE

 

Estamos em época de eleição para prefeitos e vereadores, a população irá votar no dia 15 de novembro, escolher esses representantes da nossa cidade para criar projetos, votar leis municipais, encaminhar verbas para saúde, educação, segurança, e muitas outras áreas. De acordo com o texto acima, você acha necessário que a população vigie os políticos para observarem se eles possuem ética no serviço público? Comente.

 

Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br em forma de arquivo ou foto do caderno.

 

Não fique de fora, conheça o Google Classroom de sua sala, com atividades práticas e interativas!

3ª série C

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3ª série D

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3ª série E

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Boa semana!

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

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Plataforma Google Classroom: 3ª série C

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PRAZO DE ENTREGA

26 a 29-10-2020

 

Atividade

Tempo previsto: 2 Horas/Aula

Leitura de texto:

 

Com base no texto da aula passada: “A concepção de felicidade na Ética aristotélica” responda:

  1. Qual a relação entre a ética e a felicidade segundo o Filósofo Aristóteles?
  2. Explique a frase do texto: “...a sobriedade de nosso filósofo o fez optar por um caminho que condene ambos os extremos, sendo, pois, os causadores dos excessos e dos vícios.” e o papel da virtude.

 

Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br em forma de arquivo ou foto do caderno.

 

Boa semana!

ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Atividade

Tempo previsto: 2 Horas/Aula

Leitura de texto:

Leia o texto abaixo, anote as palavras desconhecidas em seu caderno, e se não tiver como consultar envie as palavras para o e-mail valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser por escrito no caderno ou digitado no computador.

 

A concepção de felicidade na Ética aristotélica.E

A palavra ethos é de etimologia grega e significa comportamento, ação, atividade. É dela que deriva a palavra ética. A ética é, portanto, o estudo do comportamento, das ações, das escolhas e dos valores humanos. Mas no nosso cotidiano ocorre de percebermos que há uma série de modelos de “éticas” diferentes que postulam modos de vida e de ação, por vezes excludentes. Qual é o melhor tipo de vida (se é que há um)? O que é a felicidade? É melhor ser feliz ou fazer o bem ou o que é certo?

Perguntas como essas são feitas em todas as épocas da história humana. E desde a antiguidade clássica dos gregos, já havia muitos modelos de respostas para elas. Uma delas é a fornecida pelo filósofo Aristóteles, famoso por sua Metafísica. Vamos nos aprofundar um pouquinho mais no que ele tem a nos dizer.

Em seu livro “Ética a Nicômaco”, Aristóteles consagrou a tão famosa ética do meio-termo. Em meio a um período de efervescência cultural, o prazer e o estudo se confrontam para disputar o lugar de melhor meio de vida. No entanto, a sobriedade de nosso filósofo o fez optar por um caminho que condene ambos os extremos, sendo, pois, os causadores dos excessos e dos vícios.

A metrética (medida) que usa o estagirita (Aristóteles era chamado assim por ter nascido em Estagira) procurava o caminho do meio entre vícios e virtudes, a fim de equilibrar a conduta do homem com o seu desenvolvimento material e espiritual. Assim, entendido que a especificidade do homem é a de ser um animal racional, a felicidade só poderia se relacionar com o total desenvolvimento dessa capacidade. A felicidade é o estado de espírito a que aspira o homem e para isso é necessário tanto bens materiais como espirituais.

Aristóteles herda o conceito de virtude ou excelência de seus antecessores, Sócrates e Platão, para os quais um homem deve ser senhor de si, isto é, ter autocontrole (autarquia). Trata-se do modo de pensar que promove o homem como senhor e mestre dos seus desejos e não escravos destes. O homem bom e virtuoso é aquele que alia inteligência e força, que utiliza adequadamente sua riqueza para aperfeiçoar seu intelecto. Não é dado às pessoas simples nem inocentes, tampouco aos bravos, porém tolos. A excelência é obtida através da repetição do comportamento, isto é, do exercício habitual do caráter que se forma desde a infância.

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Segundo Aristóteles, as qualidades do caráter podem ser dispostas de modo que identifiquemos os extremos e a justa medida. Por exemplo, entre a covardia e a audácia está a coragem; entre a belicosidade e a bajulação está a amizade; entre a indolência e a ganância está a ambição e etc. É interessante notar a consciência do filósofo ao elaborar a teoria do meio-termo. Conforme ele, aquele que for inconsciente de um dos extremos, sempre acusará o outro de vício. Por exemplo, na política, o liberal é chamado de conservador e radical por aqueles que são radicais e conservadores. Isso porque os extremistas não enxergam o meio-termo.

Portanto, seguindo o famoso lema grego “Nada em excesso”, Aristóteles formula a ética da virtude baseada na busca pela felicidade, mas felicidade humana, feita de bens materiais, riquezas que ajudam o homem a se desenvolver e não se tornar mesquinho, bem como bens espirituais, como a ação (política) e a contemplação (a filosofia e a metafísica).

Por João Francisco P. Cabral

Colaborador Brasil Escola

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/a-concepcao-felicidade-na-Etica-aristotelica.htm

Boa semana!

 

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ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10

Encerramento do 3o Bimestre!

Tempo previsto: 2 Horas/Aula

Essa semana você poderá rever o conteúdo, retomar suas leituras e até mesmo opinar sobre as dificuldade que teve para realizar as atividades.

Não deixe de retomar as leituras no caderno do aluno, pois você precisará desse conteúdo no seu futuro. Não desanime!

Após retomar as atividades, se quiser, envie sua dúvida, crítica ou sugestão para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser por escrito no caderno ou digitado no computador.

Além de receber suas dúvidas, críticas e sugestões, eu gostaria muito de saber como você está lidando com os estudos nessa pandemia e o quê a Escola poderia fazer para facilitar seus estudos.

Boa semana!

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

QUESTÃO/DESAFIO

Tempo previsto: 2 Horas/Aula

Nas aulas anteriores estudamos temas importantes como: Liberdade e Democracia; Cyberbullying; Jean Paul Sartre; Declaração Universal dos Direitos Humanos.

QUESTÃO: Após as leituras das aulas anteriores sobre a liberdade, você se considera uma pessoa livre?

Não esqueça de consultar o Caderno do Aluno e as aulas anteriores sobre o tema liberdade segundo o filósofo Jean Paul Sartre, pois o objetivo é revisar para aprender.

Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser por escrito no caderno ou digitado no computador.

Bom estudo!

 

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


REVISÃO DE CONTEÚDO

Tempo previsto: 2 Horas/Aula

Escreva com suas palavras um pequeno entendimento dos principais assuntos estudados:

  1. Liberdade e Democracia:
  2. Cyberbullying:
  3. Jean Paul Sartre:
  4. Declaração Universal dos Direitos Humanos:

Não esqueça de consultar o Caderno do Aluno e as aulas anteriores, pois o objetivo é revisar para aprender.

Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br, pode ser por escrito no caderno ou digitado no computador.

Bom estudo!

ATIVIDADE
Tempo previsto: 1 Hora/Aula
TEMA: Introdução à Filosofia Política
Leia a página 72 e 73 do Caderno do Aluno:
Você sabe o que é a geração “nem-nem”? Para realizar esse exercício de reflexão, sugerimos que assista à entrevista da (TV Senado) sobre a temática.
Após a leitura, responda as questões 7 e 8 da página 72.
Envie a resposta para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br

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Bom estudo!




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09

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ATIVIDADE
Tempo previsto: 2 Horas/Aula
Leia atentamente os slides abaixo, pense e reflita!
Retome a aula do APP CMSP do dia 20/08/2020 sobre Liberdade: Libertarismo, determinismo e dialética, ou se você não tem como assistir, não tem problema, leia os artigos do texto da Declaração Universal dos Direitos do Humanos na página 77 do caderno do aluno.

ATIVIDADE
Leia o fragmento de texto abaixo e responda:
“Segundo o relatório Desenvolvimento Humano, de 2004, para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a liberdade cultural pode ser compreendida a partir da capacidade de cada pessoa decidir pela sua identidade e poder ser quem é sem perder o respeito, sem ser ameaçada, punida ou excluída de outras escolhas. Poder praticar abertamente a sua religião, falar a sua língua, comemorar eventos e realizar festas de acordo com a sua herança étnica ou religiosa, sem que que suas práticas signifiquem exclusão ou perda de oportunidades na vida social e econômica, pode parecer algo prosaico, mas não é.”

O que é liberdade cultural, segundo o texto?

A atividade deverá ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação:
Nome, Número, Série
OBS: Pode ser foto do caderno, arquivo no word ou outro programa de digitação.
Bom estudo!



 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

ATIVIDADE
Tempo previsto: 2 Horas/Aula
Leia atentamente os slides abaixo, pense e reflita!
Retome a leitura realizada na última aula sobre a Liberdade segundo o Filósofo Jean Paul Sartre e faça um breve relatório sobre seu entendimento do texto, o objetivo é entender o significado da Liberdade segundo o filósofo.
A atividade deverá ser enviada para o e-mail: valmirbufalari@prof.educacao.sp.gov.br com a seguinte identificação:
Nome, Número, Série
OBS: Pode ser foto do caderno, arquivo no word ou outro programa de digitação.
Bom estudo!

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADES
Tempo previsto: 2 Horas/Aula
Leia atentamente os slides abaixo, pense e reflita!




Leia abaixo um documento fundamental para entendermos sobre a liberdade e a sua relação com a Lei.
Vamos analisar algumas frases de Jean Paul Sartre para refletirmos sobre a Liberdade:







BIOGRAFIA
Jean-Paul Sartre nasceu em Paris, em 21 de junho de 1905. Criado pela mãe e pelo avô, estudou na Escola Normal Superior, onde conheceu a escritora Simone de Beauvoir, em 1924, com quem estabeleceu uma relação afetiva até sua morte. De 1931 a 1945 lecionou filosofia em várias escolas secundárias. Recrutado em 1939 para a II Guerra Mundial, acabou prisioneiro dos alemães entre 1940 e 1941. Depois de libertado, voltou a lecionar e se integrou à Resistência Francesa, de oposição ao nazismo, fundando o Movimento Socialismo e Liberdade.
Após a guerra, aproximou-se dos comunistas. Em 1945 cria com outros intelectuais a revista Les Temps Modernes, que exerceu grande influência sobre a intelectualidade francesa. Foi o primeiro diretor do hoje tradicional jornal esquerdista Libération. Em 1956 rompeu com o modelo socialista russo após a intervenção das tropas soviéticas na Hungria. Na década de 1950 abraçou o comunismo maoísta – dizendo ser o marxismo “a filosofia inevitável de nosso tempo” – e posicionou-se publicamente em defesa da libertação da Argélia, da Revolução Cultural da China e dos movimentos estudantis de 1968. Morreu em Paris, em 1980.
“A realidade humana não tem desculpas: somos responsáveis pelo mundo, porque o elegemos. O homem é o único legislador de sua vida, e a única lei de sua existência diz apenas: ‘escolhe-te a si mesmo’. Ou então, ‘fazer e, ao fazer, fazer-se’. A cada momento o homem deve escolher o seu Ser, lançando-se continuamente a seus possíveis e constituindo pouco a pouco a sua essência, através dessas escolhas, contando, para agir, somente com a voz de sua consciência.”
A FILOSOFIA DE SARTRE

Jean-Paul Sartre (Reprodução/Reprodução)
O existencialismo de Sartre foi uma das correntes mais importantes do pensamento francês, ganhando força, sobretudo, nas décadas de 1950 e 1960, com forte repercussão na filosofia, na literatura, no teatro e no cinema. Considerado por muitos o símbolo do “intelectual engajado”, Sartre adaptava sempre sua ação às suas ideias, e o fazia sempre como ato político. Foi aquele intelectual cujo pensamento influenciou tendências e atitudes, pronunciando-se sobre acontecimentos políticos, sociais e culturais de seu tempo (maitre à penser). O termo sartriano tornou-se sinônimo de livre-pensador.
Para Sartre, o homem é um tipo diferente de ser, pois pode pensar sobre a própria consciência e sobre o mundo ao seu redor. Para o homem que se define por sua autoconsciência, existir e refletir são a mesma coisa. A consciência humana não tem uma essência definida, não tem um criador que tenha dado uma finalidade a priori para sua vida: “O homem é um ser pelo qual o nada vem ao mundo”.
O que resta ao homem? Sua liberdade, consequência básica dessa constatação. A única opção é criar. É durante a própria existência que o homem define, a cada momento, o que ele é. Em outras palavras, o homem constrói os significados de sua vida, seus objetivos, metas, valores, sua visão de mundo, seu sentido. O homem é o único responsável por seus atos e escolhas, criador de sua existência autêntica. Vivemos presos numa teia de significados que nós mesmos criamos diante de um mundo que, sozinho, nada significa. Não há nenhuma ética pronta, anterior a nós mesmos, para nos guiar. Não há tábuas de apoio ou pretextos. Por isso, no homem, “a existência precede a essência”.
Sartre tinha plena consciência de como essa filosofia é extremamente angustiante: em vez de aceitarmos valores prontos dados pela Igreja ou por uma tradição qualquer, somos completamente responsáveis por nossos atos, por nossas escolhas, valores e sentidos. Em vez de consumir éticas enlatadas, temos que produzir a nossa própria. Viver é uma escolha: são as escolhas de cada homem que definirão a sua essência. E mais: essas escolhas podem afetar, de forma irreversível, o próprio mundo. A angústia, portanto, vem da própria consciência da liberdade e da responsabilidade em usá-la de forma adequada: “O homem está condenado a ser livre”.
O melhor para sermos felizes, então, não seria assumir um sentido para a vida pronto, como uma religião qualquer ou a busca pelo dinheiro? Não. A filosofia de Sartre defende a liberdade e a autenticidade de cada ser humano como essenciais, não obstante a angústia que tal liberdade pode nos trazer. Sartre chama de má-fé a atitude daqueles que, renunciando à própria liberdade, assumem um papel pronto na sociedade; aqueles que não são sujeito, mas objeto da própria vida.

A atividade dessa semana será a realização de anotações em seu caderno de Filosofia. NÃO PRECISA SER ENVIADA, pois será utilizada para seus estudos quando retornarmos às aulas.
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Bom estudo!


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

ATIVIDADES
Tempo previsto: 2 Horas/Aula
Leia atentamente os slides abaixo, pense e reflita!







ATIVIDADE:

Envie a resposta da questão para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br, com seu nome completo, número e série

Blog da Unidade Escolar: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES
BEM VINDO AO 3o BIMESTRE!
Você já ouviu falar em cyberbullying?
O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.
A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyberCyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo.
bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como:
    exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
    divulgação de fotografias íntimas;
    críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.

Cyberbullying e a lei

Apesar da sensação de segurança em que o agressor acredita estar, ele está cometendo crime e pode ser punido. O cyberbullying é passível de punição por meio do Código Penal quando configura os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria – Artigo 138 do Código Penal Brasileiro), crime de injúria racial (ataques racistas – Artigo 140 do Código Penal Brasileiro) e exposição de imagens de conteúdo íntimo, erótico ou sexual (Artigo 218-C do Código Penal Brasileiro incluído pela Lei 13.718, de 2018).
Em todos os casos, as punições previstas no Código Penal Brasileiro podem chegar a quatro anos de reclusão. Na esfera civil, os agressores podem ser condenados a pagar indenizações por dano moral. Quando o agressor é menor de idade, os seus responsáveis respondem pelos crimes diante do tribunal e podem ser condenados a pagar indenizações à vítima e à sua família.
Os perfis e e-mails falsos das redes sociais, utilizados por muitos agressores a fim de não terem a sua identidade real revelada, podem ser rastreados e descobertos por meio da análise do endereço de IP (uma espécie de endereço que registra e identifica qualquer ponto de acesso à internet). O IP pode ser descoberto por meio de uma investigação policial autorizada pelo poder judiciário.

Consequências do cyberbullying


Assim como ocorre com o bullying praticado fora do ambiente virtual, o cyberbullying pode ter sérias   consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressãotranstorno de ansiedade e síndrome do pânico.
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.

Quais atitudes você deve ter para evitar que seja vítima de cyberbullying

À primeira vista, falar em atitudes para evitar que o cyberbullying aconteça com você pode parecer estranho, visto que a vítima de uma agressão nunca deve ser responsabilizada pelo crime. No entanto, visto que as agressões existem, é sempre bom tomar certos cuidados para que você não seja uma vítima. Os principais cuidados são:
      Não expor muito a sua vida nas redes sociais;
      Evitar a exposição de intimidades na internet;
      Quando for atacado por alguém, bloquear essa pessoa;
      Não enviar fotos íntimas, contendo nudez parcial ou total, para outras pessoas, mesmo que seja seu/sua parceiro/parceira e que confie nessa pessoa;
      Em caso de exposição de fotos íntimas na rede, procurar uma delegacia de polícia para registrar imediatamente um boletim de ocorrência;
      Em caso de agressões que possam causar danos morais por injúria, calúnia e difamação, procurar uma delegacia de polícia e registrar um boletim de ocorrência;
      Se for vitimado por alguma agressão, antes de tomar qualquer atitude, converse com seus responsáveis ou algum adulto de sua confiança que possa te apoiar e te auxiliar;
      Pais, mães e responsáveis devem sempre monitorar o que os menores fazem na internet, a fim de auxiliá-los quando sofrerem agressões ou coibirem possíveis atos agressivos praticados por eles.

Copie as questões abaixo no caderno ou faça em arquivo no word e mande para o email: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br e responda:

ATIVIDADE AVALIATIVA 03 a 07/08/2020 Filosofia

NOME:__________________________________________________Nº______ Série_______

Questão 01
Sobre o Cyberbullying é correto afirmar:
(      ) É uma forma de agressão física, porém não é contínua;
(   ) Não é uma forma de agressão baseada em comportamentos e somente agressão física.
(      ) E a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
(      ) NDA - Nenhuma das Alternativas

Questão 02
Faça um “X” na resposta correta:
(      ) O cyberbullying não é uma prática criminosa
(    ) O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, e demais ocorrência no mundo virtual e físico;
(     ) O cyberbullying é baseado na realização de críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente
(      ) NDA (Nenhuma das Alternativas)

Questão 03
Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtual por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

Questão 04
O cyberbullying é passível de punição por meio do Código Penal quando configura os crimes contra a honra - calúnia, difamação e injúria. *
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

Questão 05
Quando o agressor é menor de idade, nada pode lhe acontecer e nem aos seus pais e responsáveis, visto que o cyberbullying não é crime.
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

Questão 06
Os agressores podem ser rastreados e descobertos por meio da análise do endereço de IP (uma espécie de endereço que registra e identifica qualquer ponto de acesso à internet). O IP pode ser descoberto por meio de uma investigação policial autorizada pelo poder judiciário.
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

Questão 07
Se o caso não for descoberto e as sequelas não forem tratadas, as vítimas de cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma pelo resto de suas vidas, o que provoca, muitas vezes, baixo desempenho escolar, baixa autoestima, dificuldades em se relacionar com os outros e se colocar no mercado de trabalho quando na vida adulta, além de problemas da busca de alívio dos problemas nas drogas e no álcool. Nos casos mais extremos, a vítima de cyberbullying pode cometer suicídio.
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

Questão 08
Não expor muito a sua vida nas redes sociais; Evitar a exposição de intimidades na internet; Quando for atacado por alguém, bloquear essa pessoa; Em caso de exposição de fotos íntimas na rede, procurar uma delegacia de polícia para registrar imediatamente um boletim de ocorrência: são exemplos de atitudes você deve ter para evitar que seja vítima de cyberbullying.
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

Questão 09
O cyberbullying pode ter sérias consequências para os jovens vitimados. Em geral, um quadro inicial de isolamento e tristeza pode evoluir para sérios quadros de depressão, transtorno de ansiedade e síndrome do pânico.
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

Questão 10
As vítimas do cyberbullying podem carregar consigo sintomas de trauma, mas esses problemas nunca permanecem para sempre na vida da vítima.
(      ) Verdadeiro
(      ) Falso

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES






Enviar as respostas no email: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br

Estamos na SEI - Semana de Estudos Intensivos, aproveite para colocar em dia todas as atividades do Segundo Bimestre, pois ele se encerra no dia 31/07/2020.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
ATIVIDADES
Bem vindo à AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE FILOSOFIA
Após realizar, envie essa Avaliação para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br

Nome:                                                                                                   Número:              Série:

Explique:
  1. Objetivo da Filosofia para os alunos do Ensino Médio. (2 pts)
  2. Democracia Representativa (2 pts)
  3. O que é Estado? (2 pts)
  4. Como as leis são feitas? Escreva seu entendimento sobre o que leva o Estado a fazer as leis. (2 pts)
  5. Coloque (v) se verdadeiro, ou (f) para falso: (2 pts)
a)       O pensamento contempla uma realidade que não existe. (    )
b)      Os indivíduos conhecem-se mais quando são capazes de conhecer as suas circunstâncias de vida. (    )
c)       O ser humano é um ser racional, capaz de pensamento e, portanto, de agir no mundo. (    )
Deve existir uma fluência entre a ideia pensada e a coisa realizada. (    )
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
ATIVIDADES
Olá alunos!
A semana de 13 a 17 é para assistir a aula e fazer anotações pessoais, não precisa de enviar atividade, pois a Avaliação/Atividade vou postar na próxima semana. Bom estudo a todos!
Link da aula - ocorreu dia 09/07 no APP CMSP:

Quer consultar um material de estudo para Ampliar o conhecimento e auxiliar no ENEM?
Acesse o google classroom e Bom Estudo!
Códigos das turmas de Filosofia:

3ª série C - sdflvrj

3ª série D - 3esy2ag

3ª série E - wlyjqcs

Atividade para quem não tem acesso ao Google Classroom:
Leia os textos e observe a imagem abaixo, não esqueça de ler também as páginas 84 a 87 do Caderno do Aluno. para responder a questão.

A filosofia política pode ser definida como uma reflexão filosófica sobre a melhor maneira de organizar nossa vida coletiva - nossas instituições políticas e nossas práticas sociais, como nosso sistema econômico e nosso padrão de vida familiar. (Às vezes é feita uma distinção entre política e social filosofia, mas usarei 'filosofia política' em um sentido amplo para incluir ambos.) Os filósofos políticos procuram estabelecer princípios básicos que, por exemplo, justifiquem uma forma particular de estado, mostram que os indivíduos têm certos direitos inalienáveis ​​ou nos dizem como os recursos materiais de uma sociedade devem ser compartilhados entre seus membros. Isso geralmente envolve analisar e interpretar idéias como liberdade, justiça, autoridade e democracia e, em seguida, aplicá-las de maneira crítica às instituições sociais e políticas que existem atualmente. Alguns filósofos políticos tentaram principalmente justificar os arranjos predominantes de sua sociedade; outros pintaram quadros de um estado ideal ou de um mundo social ideal que é muito diferente de tudo o que experimentamos até agora (veja o utopismo ).
A filosofia política é praticada desde que os seres humanos considerem seus arranjos coletivos não imutáveis ​​e parte da ordem natural, mas potencialmente abertos à mudança e, portanto, necessitando de justificativa filosófica... (Disponível em: https://www.rep.routledge.com/articles/overview/political-philosophy/v-1)

Para refletir - A Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.”“E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, garantir, pela aceitação de princípios e a instituição de métodos, que a força armada não será usada a não ser no interesse comum, e empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos.”“Resolvemos conjugar nossos esforços para a consecução desses objetivos. Em vista disso, nossos respectivos governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de ‘Organização das Nações Unidas.”
Foto da ONU:
Para refletir - Foto da ONU -  Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.”“E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, garantir, pela aceitação de princípios e a instituição de métodos, que a força armada não será usada a não ser no interesse comum, e empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos.”“Resolvemos conjugar nossos esforços para a consecução desses objetivos. Em vista disso, nossos respectivos governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de ‘Organização das Nações Unidas.”Para refletir - Foto da ONU -  Organização das Nações Unidas, também conhecida pela sigla ONU, é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundiais. “Nós, os povos das Nações Unidas, resolvidos a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra, que, por duas vezes no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis à humanidade, e a reafirmar a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e no valor do ser humano, na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, assim como das nações grandes e pequenas, e a estabelecer condições sob as quais a justiça e o respeito às obrigações decorrentes de tratados e de outras fontes de direito internacional possam ser mantidos, e a promover o progresso social e melhores condições de vida dentro de uma liberdade mais ampla.”“E para tais fins praticar a tolerância e viver em paz uns com os outros, como bons vizinhos, unir nossas forças para manter a paz e a segurança internacionais, garantir, pela aceitação de princípios e a instituição de métodos, que a força armada não será usada a não ser no interesse comum, e empregar um mecanismo internacional para promover o progresso econômico e social de todos os povos.”“Resolvemos conjugar nossos esforços para a consecução desses objetivos. Em vista disso, nossos respectivos governos, por intermédio de representantes reunidos na cidade de São Francisco, depois de exibirem seus plenos poderes, que foram achados em boa e devida forma, concordaram com a presente Carta das Nações Unidas e estabelecem, por meio dela, uma organização internacional que será conhecida pelo nome de ‘Organização das Nações Unidas.”


Responda e envie para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br
Questão: A política é uma forma de diminuir as desigualdades? Qual seria o papel do Estado nessa luta para diminuir as desigualdades?

E não esqueçam de revisar as aulas anteriores - semana que vem tem AVALIAÇÂO!

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

ATIVIDADES

SEMANA DE ESTUDO E PREPARAÇÃO PARA AVALIAÇÃO!
Retomada da aula do App CMSP de 02/07/2020
Olá alunos!
Vamos retomar a aula de 02/07 no App CMSP de Filosofia!
Após analisar o vídeoaula, faça suas anotações particulares, pois haverá atividade avaliativa na próxima semana.
Acesse o link da videoaula abaixo, mas ela também estará postada no Google Classroom.
3ª série C / 3ª série D / 3ª série E:


Dica pra você estudar melhor! Acompanhe a aula e depois leia os slides abaixo para compreender melhor:


OBS: essa atividade não precisa ser enviada, mas aproveite para assistir com atenção para a atividade avaliativa da próxima semana!
Bom estudo!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADES
Olá pessoal!
Nessa semana iremos complementar da aula do App CMSP de 18/06/2020 no App CMSP de Filosofia.
Postei um vídeo na Plataforma Google Classroom rápido e muito interessante sobre a Filosofia no dia a dia.
Então entre na Plataforma Google Classroom para analisar a vídeoaula do Prof Mário Sérgio Cortela e responda à questão proposta, não se esqueça de clicar em “enviar”.

Acesse o link dessa atividade na plataforma Google Classroom clicando aqui:
   
 3ª série E

Bom estudo!

Atividade para quem não consegue acessar o Google Classroom:
1.       Assista ao vídeo abaixo:
2.       Responda a questão em uma folha escrita ou digitada no computador ou celular:
O que você entendeu do vídeo? Faça um resumo.
3.       Envie para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br (Nome completo, número e série👍🤙🤘)

OBS: As atividades no Google Classroom são mais atrativas e fáceis, após assistir vídeo e realizar atividades é só clicar em “enviar”, então não fique de fora, procure um professor ou amigo que possa te ajudar a acessar as aulas do APP CMSP e as atividades do Google Classroom!


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO
Entre no link abaixo e realize o momento de estudo consultando os slides para leitura e as atividades do Quiz:
3ª série E
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
ATIVIDADES
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO
Leia atentamente o texto da página 83 do Cadero do Aluno e responda:
A indiferença em relação à democracia significa indiferença aos mecanismos que garantem
a liberdade e a igualdade. Como seria sua vida se em sua família, em seu cotidiano escolar e em
seu trabalho, você não tivesse direito de expressar e de reivindicar tratamento digno? Se não
pudesse manifestar seu sentimento religioso ou suas convicções políticas? Se fosse vetado escolher o que fazer nos momentos de lazer?
Enviea resposta para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06
ATIVIDADES
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO
Leia atentamente das páginas 80 a 83 do Caderno do Aluno que trata das diferenças entre o discurso Filosófico e o discurso Religioso, grife as palavras desconhecidas e os conceitos. Se puder pesquise os dois QR Codes na página 83 do Caderno do Aluno, mas se não conseguir não tem problema! Pois estaremos estudando esses textos mais adiante.
Essa atividade não necessita de ser enviada. Bons Estudos!
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATIVIDADES
Faça um pequeno relato escrevendo sobre seu entendimento acerca do papel da Filosofia no senso comum e senso crítico, resumindo assim o primeiro bimestre. Envie o relato para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05

ATIVIDADES
OBS: dar continuidade às leituras e pesquisas da semana anterior – de 11 a 15/05
Semana da Leitura!
Retome o Caderno do aluno a partir da página 64 e realize diversas anotações, grifos, marginalias, com objetivo de entender melhor o significado das palavras: senso comum, senso crítico, reflexão espontânea, e especialidade acadêmica.
Você já fez nas atividades anteriores uma relação entre a morte de Sócrates e o preconceito, e já pensou o preconceito nos dias de hoje, mas para aprofundar nossa reflexão, escreva no caderno sobre a seguinte indagação: O preconceito depende unicamente da questão econômica para existir? Reflita.
OBS: essa atividade não é para entregar, você deverá possuir as anotações no caderno do aluno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES
Semana da Leitura!
Retome o Caderno do aluno a partir da página 64 e realize diversas anotações, grifos, marginalias, com objetivo de entender melhor o significado das palavras: senso comum, senso crítico, reflexão espontânea, e especialidade acadêmica.
Você já fez nas atividades anteriores uma relação entre a morte de Sócrates e o preconceito, e já pensou o preconceito nos dias de hoje, mas para aprofundar nossa reflexão, escreva no caderno sobre a seguinte indagação: O preconceito depende unicamente da questão econômica para existir? Reflita.
OBS: essa atividade não é para entregar, você deverá possuir as anotações no caderno do aluno.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05
ATIVIDADES
Conforme a aula de Hoje pelo aplicativo CMSP crie uma frase relacionando ética e solidariedade. Entregue ao professor pelo e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

ATIVIDADES
Analise a charge abaixo e depois responda:





Responda a partir da leitura do caderno do aluno nas páginas 66, 67, 68 e 69 – que trata da superação do preconceito e da análise da charge acima: Existe preconceito em relação à filosofia? Comente.

Disponível para consulta em: https://www.umsabadoqualquer.com/860-buteco-dos-deuses-24/

Enviar as atividades para o e-mail: valmirbufalari@professor.educacao.sp.gov.br




Caderno do Aluno a partir da página 64

·        Leitura da página 68 e 69 do Caderno do Aluno, e se possível assistir aos vídeos da página 67 do Caderno do Aluno nas citações;
·             Responda:

(1) Sócrates sofreu preconceito? Por qual motivo ele se tornou um dos principais filósofos que contribuiu para a História da Filosofia?
(2) Nos dias de hoje, quais profissões ou pessoas ainda sofrem preconceito assim como sofreu Sócrates?


https://drive.google.com/open?id=1BYo-Oq9SbXo0XdxkcLQC1UcgEhA2ByDb

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